Subcomissão na Câmara para emigrantes

Arquivado em:
Publicado Segunda, 03 de Maio de 2010 às 16:12, por: CdB

Já está quase acertado, o deputado gaúcho, Professor Ruy Pauletti, do PSDB, vai presidir Subcomissão  Especial da Câmara Federal destinada aos emigrantes.

Repetindo o que fez na época dos Brasileirinhos Apátridas, quando esse movimento de cidadania ficou em contato direto com os deputados Rita Camata e Carlito Merss, o movimento Estado do Emigrante já está em contato com o gabinete do deputado para agilizar a iniciativa, que contará igualmente com deputados de outras bancadas.

Rui Martins, do movimento Estado do Emigrante, declarou na Suíça que já está programando viajar para Brasília para se encontrar com a Comissão, tão logo esteja constituída - um relator, um presidente e mais 32 deputados. O Estado do Emigrante defende a criação de uma Secretária ou Ministério da Emigração, parlamentares emigrantes e um Conselho Consultivo de emigrantes independente do MRE e ligado diretamente ao órgão institucional da emigração.

A nota sobre uma Subcomissão, dentro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, para tratar da questão dos emigrantes foi divulgada pela Agência Câmara. Essa Subcomissão especial deverá analisar propostas relativas às comunidades brasileiras no exterior.

De acordo com o Itamaraty, cerca de 2,5 a 3 milhões de brasileiros vivem atualmente fora do País, dos quais a maioria está concentrada nos Estados Unidos (51,30%).

Segundo o deputado Professor Ruy Pauletti (PSDB-RS), que propôs a criação da subcomissão especial, o País não está preparado para receber de volta as milhares de pessoas que, desde o final de 2009, retornam ao Brasil por causa da crise econômica nos países desenvolvidos.

De acordo com ele, a subcomissão poderá trabalhar em conjunto com os ministérios das Relações Exteriores, do Trabalho e da Justiça, além de outros órgãos públicos e organizações não governamentais. Ainda não há data marcada para a instalação do colegiado.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo