Straw vai discutir pós-guerra com França e Espanha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 8 de abril de 2003 as 11:26, por: cdb

O secretário das Relações Exteriores britânico, Jack Straw, irá se reunir na quarta-feira com seus colegas espanhol e francês para discutir o pós-guerra no Iraque. Ele busca encontrar um ponto comum que leve a uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU).

Straw encontra-se para um café da manhã em Paris com o ministro das Relações Exteriores francês, Dominique de Villepin, cujo governo se opõe veementemente à guerra no Iraque.

Mais tarde, ele se reúne em Madri com a espanhola Ana Palacio. A Espanha tem sido um importante aliado dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha na campanha contra o presidente Saddam Hussein.

“O principal foco será no futuro do Iraque”, disse um porta-voz da chancelaria britânica. “Conversaremos sobre nossa posição, sobre a posição deles e veremos em quantos pontos podemos concordar.”

As visitas de Straw ocorrem no momento em que autoridades britânicas e norte-americanas tentam diminuir as tensões sobre o Iraque que dividiram a comunidade internacional.

Straw teve conversações similares sobre o Iraque com o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Joschka Fischer, na semana passada.