Sorriso largo garante vida longa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 29 de março de 2010 as 11:42, por: cdb

Estudo publicado na revista Psychological Science afirma que um sorriso largo, com profundos vincos em volta dos olhos, é garantia de vida longa..

Pesquisadores da Universidade Wayne State estudaram 230 fotos de jogadores da principal liga de beisebol norte-americana que começaram a jogar antes de 1950 e as agruparam de acordo com os tipos de sorriso.

Considerando que a intensidade do sorriso reflete uma disposição emocional interna, os resultados deste estudo correspondem aos de outros que demonstram que as emoções têm um vínculo positivo com a saúde mental, física e a longevidade

Os cientistas classificaram os jogadores segundo os critérios “sem sorriso” – quando apenas olhavam inexpressivamente para a câmera -, “sorriso parcial” – quando o sorriso envolvia apenas os músculos ao redor da boca – ou “sorriso total”, quando o sorriso envolvia a boca, os olhos e ambas as bochechas pareciam levantadas.

As fotos foram tiradas do Registro de Beisebol de 1952, uma lista de informações profissionais com dados e estatísticas sobre os jogadores, como ano de nascimento, índice de massa corporal, estado civil e tempo de carreira, os quais refletem a forma física.

O volume de estatísticas permitiram aos cientistas controlar outros fatores que poderiam afetar a expectativa de vida dos jogadores.

Entre os jogadores falecidos a partir de 1º de junho do ano passado, os da categoria “sem sorriso” viveram uma média de 72,9 anos, os com “sorriso parcial”, 75 anos, e os de “sorriso total” viveram, em média, 79,9 anos, demonstrou o estudo.