Sophia Loren receberá o prêmio de “italiana do mundo”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 2 de setembro de 2003 as 15:51, por: cdb

A atriz Sophia Loren receberá o prêmio de “italiana do mundo”, em reconhecimento a sua “excepcional contribuição” à promoção da cultura italiana durante sua trajetória profissional.

Em um ato que será realizado na próxima sexta-feira em Roma, a “prima donna” do cinema italiano será condecorada pela “imagem de esplendor que deu ao país”, afirmou hoje, terça-feira, o ministro para os Italianos no Mundo, Mirko Tremaglia.

Loren, que aos 69 anos mantém sua espetacular beleza, participou de vários filmes com os diretores mais importantes da Itália, transformando-se em sex-symbol e em uma atriz de projeção internacional. Sua consagração chegou aos 26 anos, depois de ganhar um Oscar por sua interpretação em La Ciociara (1960), do desaparecido Vittorio de Sica.

A atriz, que participará da entrega da terceira edição dos prêmios Italianos do Mundo, também já recebeu um Oscar honorífico (1991), um Urso de Ouro do Festival de Berlim (1994) e um Leão de Ouro de Veneza (1998), todos como reconhecimento a sua trajetória profissional. Entre os outros condecorados figuram o ator veterano Nino Manfredi, hospitalizado desde julho por graves problemas de saúde, que também foi homenageado na sexta-feira passada na Mostra de Cinema de Veneza com um prêmio concedido pelos cronistas cinematográficos.