Soldados do Brasil participam de operação no Haiti

Arquivado em:
Publicado Quarta, 06 de Outubro de 2004 às 19:11, por: CdB

Cerca de 180 soldados brasileiros no Haiti participaram hoje de uma grande operação conjunta com a polícia local em uma favela de Porto Príncipe, capital do país. A operação aconteceu em resposta à violência cometida por grupos armados, que nos últimos dias deixou pelo menos 19 mortos na cidade. Entre os mortos estão sete policiais, três dos quais foram decapitados.

De acordo com tenente-coronel Antonio Carlos Faillace, porta-voz das tropas do Brasil no Haiti, a operação, que durou quatro horas, envolveu ao todo 250 militares e policiais, além de veículos blindados. Dois helicópteros militares também deram apoio à missão.

O tenente-coronel brasileiro disse ainda que os resultados da operação estão sendo contabilizados.

Cooperação

- Posso adiantar que, sem dúvida, (a operação) contribuiu para aumentar o clima de normalidade e a sensação de segurança, tendo em vista que as medidas tomadas durante a operação de busca e apreensão de armamentos (...) e revista de veículos e de pessoal cumpriu os objetivos -  disse.

- Foi a primeira operação conjunta no Haiti dessa envergadura. A brigada brasileira já havia operado em vezes anteriores em cooperação com a polícia nacional do Haiti e com a polícia internacional da Minustah (Missão de Estabilização da ONU no Haiti), mas em operações de menor envergadura e mais pontuais - afirmou Faillace.

Segundo Faillace, a violência seria um fenômeno isolado em Porto Príncipe, e os crimes teriam sido cometidos por gangues simpatizantes do ex-presidente Jean Bertrand Aristide.

Sobre a segurança dos soldados brasileiros no Haiti, ele afirmou que eles estão preparados e têm consciência da situação. "Existe risco em toda operação militar, mas nessa operação em particular não houve trocas de tiros."

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo