Sobe para 190 o número de mortos em explosão na China

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 25 de dezembro de 2003 as 10:17, por: cdb

Pelo menos 190 pessoas morreram por causa de uma explosão ocorrida em um campo de gás natural na cidade de Chongqing, no sudoeste da China, informou nesta quinta-feira, a agência oficial Xinhua.

O acidente ocorreu na terça-feira na jazida de Chuandongbei, perto da localidade de Kaixian, quando um poço explodiu de repente liberando uma grande quantidade de gás natural. Os 65 trabalhadores que estavam no local no momento da explosão inalaram o gás e hidrogênio sulfurado e oito deles morreram depois de serem internados no hospital.

Embora não exista confirmação a respeito, as demais vítimas fatais poderiam ser residentes desta localidade, que se encontra localizada ao norte deste município, o mais habitado da China. As autoridades locais já evacuaram todos os moradores num raio de 5 quilômetros em torno do local do acidente.

Segundo o comunicado, a ruptura do poço pôde ser controlada ontem, mas não se informou do total de pessoas intoxicadas, por isso o saldo de mortes pode aumetar nas próximas horas. O presidente chinês, Hu Jintao, exigiu nesta quinta-feira “esforços impetuosos por parte das equipes de resgate”, enquanto exortou a evacuação “imediata” da população local.

Esta explosão é a mais grave ocorrida nos últimos anos em um campo de gás natural, embora os acidentes e explosões de gás metano sejam freqüentes no setor minerador chinês, o de maior índice de acidentes do mundo, com 5.000 mortos anuais.