Slum realiza operação de limpeza para desassoreamento de canais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 14:22, por: cdb

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) montou uma grande operação de limpeza nesta semana para realizar o desassoreamento do canal do Conjunto Joaquim Leão, no Vergel do Lago, e do açude localizado no Conjunto Graciliano Ramos, na Cidade Universitária. Em cada localidade a Slum conta com uma equipe composta, em média, por 20 agentes de limpeza. A diretoria de planejamento do órgão definiu que esta ação será realizada até o final desta semana.
Segundo o superintendente da Slum, José Roque da Silva, o trabalho preventivo continuará sendo realizado nos canais para preparar a cidade para o inverno. “Já tivemos chuvas muito fortes neste início de ano. Isto só reforça o quanto é fundamental trabalharmos de forma preventiva para evitarmos, quando voltar a chover intensamente, que a cidade sofra com transbordamentos de canais e ruas alagadas”, disse ele.
No açude do Conjunto Graciliano Ramos, a Slum vem utilizando uma máquina escavadeira para retirar lixo e entulhos do local. Este é um ponto considerado prioritário e ações deste porte serão realizadas no local para evitar futuros transbordamentos.
Já no canal do Conjunto Joaquim Leão, as equipes da Slum voltam ao local pela segunda vez neste ano. Em janeiro, uma ação similar foi realizada, mas, desta vez, além do trabalho de limpeza do canal, será executado um serviço de capinação para deixar a área livre para a circulação dos moradores.
A Slum também trabalha na orientação da população para evitar o despejo de lixo doméstico nestes locais. Geralmente, os agentes de limpeza recolhem grande quantidade de materiais como garrafas pet e sacolas plásticas na superfície da linha de água.