SJP tem mais 250 profissionais qualificados pela Prefeitura

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 14:40, por: cdb

Texto:
diminuiraumentarCompartilhe: 04/abr/2012 – 17:00

Fotos: Sérgio Sabino – Secretário de Trabalho e Emprego, Adilson Stuzata, entrega Certificado de qualificação à profissional Silvania Rosa Camargo

Mais 250 pessoas foram formadas nesta semana pelos cursos do Programa de Qualificação Profissional, desenvolvido pela Prefeitura  de São José dos Pinhais. Nos últimos três anos, mais de 3.700 pessoas foram formadas.

“Ganham a indústria e o comércio, ganham os formandos que passam a ter novas perspectivas de vida e ganhamos todos nós, por fazer parte de uma sociedade com melhores condições de vida para as pessoas. Isso é muito valoroso e dá para contar nos dedos o número de prefeituras que fazem um trabalho como esse”, destacou Tiago Novaes, representante da empresa parceira Treinamento da Qualidade Industrial (TQI), que dá formação para os cursos de Logística Industrial, Operador de Empilhadeira, Mecânica Básica, Solda e Inspeção da Qualidade, entre outros.

O profissional Marcos Antônio de Almeida Lima, faz discurso representando a turma de Mecânica Básica

Para o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Adilson Stuzata, a oferta e realização dos cursos em horários compatíveis com as possibilidades das pessoas fizeram com que as melhores vagas de empregos passassem a ser preenchidas também por moradores de São José dos Pinhais. “Antes, além das pessoas terem que dormir na fila para pleitearem uma vaga, ainda para aquelas que restavam, pois devido à falta de qualificação as melhores oportunidades eram preenchidas com gente de outros municípios. Hoje nossa situação já é outra”, compara Stuzata.

Além de receberem os certificados de formação, os formandos também participaram do um sorteio de três computadores, cujos ganhadores foram Denison Hermogen Ferreira, Edina Novack e Kely C. Ferreira Bueno. Os prêmios foram cortesia das empresas parceiras Supermercados Condor, Vale Fértil e Teletex. Recém-formado no curso de Mecânica Básica, Marcos Antônio de Almeida Lima disse ter vindo de outro Estado e estar muito grato pela acolhida e acesso a uma qualificação. “Cheguei da Bahia e em dois meses já estava fazendo esse curso. A qualidade dos professores me impressionou. Sei que pouquíssimas cidades oferecem oportunidades como esta e, eu penso que isto seja o bom uso do dinheiro dos nossos impostos. Já estou empregado e muito bem aqui”, afirmou Marcos. Já Evânia Karla Tomasi Pinheiro formou-se no curso de Operador de Empilhadeira e também disse estar satisfeita com a escolha. “Gostei do curso e principalmente em fazer parte de um setor que antes era só para homens. Agora digo para todo mundo: operar empilhadeira não é mais um trabalho só para eles”, comenta Evânia, com orgulho. Os cursos nos quais se formaram os 250 profissionais desta etapa são: Inclusão Digital, Solda, Operador de Empilhadeira, Logística Industrial, Mecânica Básica, Inspetor de Qualidade, Recepcionista, Administrador de Conflitos e também voltados para o Programa Economia Solidária, em Preparo de Bombons e Doces para Confeitaria.

Formandos dos cursos de: Inclusão Digital, Solda, Operador de Empilhadeira, Logística Industrial, Mecânica Básica, Inspetor de Qualidade, Recepcionista, Administrador de Conflitos, Preparo de Bombons e Doces para Confeitaria

Serviço

Para inscrições nos cursos ou cadastramento para vagas de emprego, os interessados devem residir no município e procurar a Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, Av. Rui Barbosa, nº 9244, ou pelo telefone 3283-6800, munidos de documentos. Podem participar do curso de Mecânica Básica maiores de 18 anos que tenham ensino médio completo.

Logue-se ou registre-se para poder enviar comentários