SJP ganha cartilha com projeto gráfico inovador para contar sua história

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de março de 2012 as 15:52, por: cdb

Texto:
diminuiraumentarCompartilhe: 14/mar/2012 – 18:19

Fotos: Sílvio Ramos

Tornar a história de São José dos Pinhais mais próxima e de fácil compreensão para crianças e adolescentes foi um dos principais motivos que levaram a Prefeitura Municipal a apoiar a elaboração e confecção de uma cartilha lúdica que conta a história da cidade e explica o funcionamento dos setores que administram o município.

A solenidade de lançamento da “Cartilha da Escola de Cidadania” foi realizada nesta quarta-feira (14), na Câmara de Vereadores, órgão que elaborou o material e o lançou por meio da Escola de Cidadania lá existente. “Cidadania é uma palavra que possui um significado extremamente importante, pois a partir da participação da sociedade no desenvolvimento de ideias e iniciativas, a evolução da cidade torna-se mais eficaz. Portanto, a iniciativa de elaborar uma cartilha como essa deve ser sempre apoiada”, afirma o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues.

A Escola de Cidadania é um programa da Câmara Municipal que visa estimular a inclusão social e política dos jovens cidadãos. “Além da elaboração dessa cartilha, possuímos dentro desse espaço outros programas bastante relevantes como a visita orientada, Fala Cidadão, Vereador Mirim e palestras educativas. As cartilhas serão distribuídas para as escolas municipais, estaduais e também as particulares de São José dos Pinhais”, diz o presidente da Câmara de Vereadores, Assis Manoel Pereira.

A responsável pelo projeto gráfico da cartilha foi a ilustradora Cristiane Nogueira. “Levei aproximadamente um ano desenvolver e concluir o projeto gráfico. Agora me sinto realizada, pois um projeto que era para ser modesto anteriormente tornou-se em grande, contendo 36 páginas de informações bastante interessantes”, ressalta Cristiane. A historiadora Maria Angélica Marochi, a professora Marghareth Pereira e o artista plástico Roney Erthal auxiliaram a autora e ilustradora da cartilha Cristiane Nogueira a chegar no produto final.

“É mais um recurso didático que as nossas crianças e adolescentes ganham para aprimorar e adquirir novos conhecimentos”, ressalta a secretária municipal de Educação, Tânia Galvão. A primeira-dama Léa Rodrigues, os vereadores Toninho da Anderson e Gastão Vosgerau e alunos e diretores da rede educacional de São José dos Pinhais também estiveram presentes no evento.

 

Logue-se ou registre-se para poder enviar comentários