Site do Senado tem novo domínio: www.senado.leg.br

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de outubro de 2012 as 11:29, por: cdb

A partir desta quarta-feira (24), o site do Senado passa a utilizar o domínio www.senado.leg.br. A novidade é a substituição da extensão “.gov.br” por “.leg.br”. A medida visa facilitar o reconhecimento dos endereços eletrônicos das instituições vinculadas ao Poder Legislativo. A Câmara dos Deputados e o Tribunal de Contas da União (TCU) estão promovendo a mesma alteração.

Além disso, de acordo com representantes desses órgãos, a extensão “.leg.br” assegura ao Legislativo o registro de domínios sem que haja interferência dos outros poderes, além de fixar um padrão de endereçamento para assembleias legislativas e câmaras municipais.

Na semana passada, durante a cerimônia oficial de lançamento do domínio, o diretor do Interlegis, Haroldo Tajra, afirmou que várias câmaras municipais enfrentaram problemas para manter domínios com a extensão “.gov.br”, administrados pelo Poder Executivo. Cerca de 200 casas legislativas estaduais e municipais já adotaram a extensão “.leg.br” em seus sites.

Os endereços antigos (com a extensão “.gov.br”) continuarão válidos temporariamente, para que os usuários se habituem ao novo padrão de endereçamento.

Tajra disse esperar que a alteração aumente a consciência da sociedade sobre o papel do Legislativo.

– Todos os internautas do país vão ter de parar e pensar: por que é que mudou? E serão levados a uma reflexão – declarou.