Síria e Barein anunciam abertura para negociações com a oposição

Arquivado em:
Publicado Terça, 31 de Maio de 2011 às 14:25, por: CdB

Depois de anunciar uma anistia a prisioneiros sírios, o governo local anunciou nesta terça-feira (31) que criará uma comissão de "diálogo nacional", em uma tentativa de reduzir a tensão que o país atravessa.Na Síria, o dirigente Mohamad Said Bkheitane, do partido governista Baath, ao qual também pertence o presidente sírio, Bashar al-Assad, disse que será criada até quinta-feira uma comissão para o diálogo nacional.

"A comissão para o diálogo é composta por todas as correntes [políticas] e por personalidades ligadas à política, economia e sociedade. Os mecanismos de diálogo serão anunciados dentro de 48 horas", afirmou Bkheitane.

Desde março, a Síria convive com manifestações diárias contra o governo. Organizações internacionais reclamam da "violência e opressão" de Al-Assad, ao mesmo tempo que o governo detém gangues acusadas de terrorismo durante as manifestações.

No Barein, as negociações para o fim do impasse devem começar em julho. O rei do país, Hamad Ben Issa Al Kalifa, anunciou nesta terça-feira que dentro de um mês – a partir do dia 1º de julho – pretende iniciar um diálogo nacional.

Neste mesmo período será encerrado o Estado de Emergência no país imposto na tentativa de conter os protestos. Segundo ele, as negociações serão integradas pelo Executivo e Legislativo em busca de um consenso nacional.

A monarquia apoiada intensamente pelos Estados Unidos enfrenta protestos desde março. Os manifestantes pedem democracia, trabalho e melhores condições de vida. Os Estados Unidos e seus aliados têm se mostrado reticentes em relação a criticar e retalizar a monarquia. O país é sede da Quinta Frota da Marinha dos Estados Unidos.

Com agências

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo