Síria aceita plano de paz e está aberta a diálogo, diz embaixador

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2012 as 08:33, por: cdb

A Síria aceita o plano estipulado no sábado (10) no Cairo pelos ministros de Relações Exteriores da Liga Árabe e da Rússia para solucionar o conflito no país, anunciou nesta segunda-feira (12) o embaixador sírio em Moscou, Riad Haddad.

“Aceitamos os cinco pontos. Estamos de acordo com cessar a violência e estamos abertos ao diálogo para resolver os problemas sem condições prévias”, disse o diplomata, citado pela agência oficial russa RIA Novosti.

O embaixador assegurou neste sentido que a reivindicação da oposição síria pela renúncia do presidente Bashar al-Assad para iniciar o diálogo “é uma exigência prévia e uma intromissão nos assuntos internos de um país soberano”, o que ele rechaçou.

A iniciativa da Liga Árabe e da Rússia, que será levada ao Conselho de Segurança da ONU, estipula o encerramento da violência “seja qual for sua origem”, a criação de um mecanismo neutro que supervisione o cessar-fogo e a não-intervenção estrangeira, detalhou no sábado o ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.

Além disso, contempla a chegada de ajuda humanitária “sem obstáculos” e o respaldo à missão do enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, para estabelecer um diálogo entre o governo de Damasco e a oposição baseado nas resoluções de ambos organismos.

O Ministério de Emergências da Rússia anunciou nesta segunda-feira o envio de 80 toneladas de ajuda humanitária ao país árabe.

Com EFE

 

..