SirCam foi um dos campeões entre os vírus em agosto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 4 de setembro de 2001 as 16:21, por: cdb

O vírus SirCam continua a ser a maior ameaça aos computadores, mesmo após um mês e meio de sua descoberta e identificação. De acordo com informações divulgadas pela empresa de segurança de dados Central Command, esta praga virtual foi responsável sozinha por 50% de todas as infecções registradas pela companhia no mês de agosto.

Segundo o gerente de produto da empresa, Steven Sundermeier, o SirCam pode tornar-se o vírus mais eficiente e mais difícil de erradicar entre os usuários domésticos até hoje. Já segundo o Virus Tracking Center – ferramenta da Trend Micro para verificação on-line de vírus utilizada basicamente por usuários domésticos – cerca de 5 mil computadores foram infectados só nas últimas 24 horas, um número que pode chegar aos 239 mil micros nos últimos 30 dias.

A segunda maior ameaça virtual do mês, de acordo com levantamento da Central Command, é o Magistr, uma praga eletrônica que possui grande poder de destruição e disseminação (que ficou com apenas 9,8%), enquanto o terceiro lugar ficou para um invasor antigo, o Win95.CIH (5,7%). O quarto lugar pertence ao VBS.HappyTime.A ou Haptime (5,1%) – ameaça que infecta computadores apenas com a visita a um site ou leitura de e-mail.

A pesquisa destaca ainda o crescimento da ação de vírus destinados a usuários de programas de mensagens instantâneas, especialmente do MSN Messenger. É o caso do I-Worm.Choke (12% colocado, com 1,1% dos casos), também conhecido como W32/Shoot.worm que promete um game de tiro tendo o presidente Bush como alvo. A empresa destaca também a ação do vírus JerryMsg.A, que apesar de não ficar entre os doze primeiros mais perigosos e disseminados, ataca o MSN Messenger e tem sido detectado ao redor do mundo.