SETUR apresenta novos produtos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2012 as 12:13, por: cdb

SETUR apresenta novos produtos

   

                   

 Geléia de maracujá, produzida por membros de uma associação do Garrote, e peças de artesanato, trabalho de integrantes da Associação de Artesãos e Moradores de Santa Helena e Adjacências, cuja sede fica próxima à Lagoa do Banana, também na área litorânea, estão sendo apresentados pela Secretaria de Turismo de Caucaia aos empresários integrantes do trade local. Os produtos são frutos das primeiras iniciativas apoiadas e orientadas pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário com base na Economia Solidária, uma nova forma coletiva de criar, realizar e comercializar bens e serviços desenvolvidos, sobretudo na Europa e América do Norte, após a Segunda Guerra Mundial.

 

                      A degustação da geléia possibilitou as pessoas presentes a um encontro técnico realizado em uma das salas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias  provar o sabor especial do maracujá transformado em fino doce.  Os moradores de Santa Helena também trabalham com alimentos, sobretudo os derivados do coco que beneficiam em sua totalidade, e citam com orgulho as cocadas de vários sabores. Produtores da Serra da Rajada que há bastante tempo fazem doces caseiros de maracujá, banana, manga, mamão e jaca também participaram da reunião, integram as turmas dos cursos em andamento e cuidam da formação de seus grupos de trabalho.  As duas secretarias da Prefeitura Municipal de Caucaia trabalham agora na organização de um festival gastronômico e na inclusão dos produtos e produtores da Economia Solidária do município nos eventos turísticos nacionais e internacionais.

 

Desconhecimento

 

 

                      Norma Onofre da Silva Soares, do grupo de trabalho de Santa Helena, utilizou um vídeo na abertura do encontro para demonstrar como a maioria das pessoas, mesmo as residentes nas grandes metrópoles, desconhecem a Economia Solidária. E explicou que entre as associações que seguem as linhas dessa nova forma de produção  é possível utilizar produtos e serviços como moeda de troca. O vídeo demonstrava também o papel das unidades incubadoras na formação desses novos trabalhadores, envolvidos em formatos inovadores de geração de ocupação e renda. Falando a seguir, o Secretário de Turismo, Fernando José Nogueira Holanda, destacou as novas diretrizes que pautam as políticas públicas, “agora e cada vez mais voltadas para o papel social a ser desenvolvido pelo município enquanto indutor do desenvolvimento”.

 

 

 

Mais informações:

 

Secretaria de Turismo de Caucaia

 Telefone: 3342.8031