Setor de tecnologia contrata apesar de demissões na indústria

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 17 de agosto de 2001 as 17:35, por: cdb

Mesmo com a atual onda de desemprego na indústria, o setor de tecnologia continua com demanda por profissionais com experiência em áreas como telecomunicações e redes corporativas.

De acordo com levantamento do portal VidaExecutiva, especializado em recrutamento e gestão de RH pela Internet, a busca de profissionais especializados nestas áreas cresceu em 10%, ao longo deste semestre e chegando a registrar até picos de 20%, em comparação com o mesmo período de 2000.

“Considerando o mercado altamente aquecido do ano passado e o grande número de demissões na indústria neste ano, pode-se falar numa tendência de alta que se manterá mesmo com o nível de emprego em queda”, afirma o diretor do portal VidaExecutiva, Rubens Gimael.

Esta análise é confirmada por números do portal do grupo Catho no início deste mês, que registrava uma oferta de currículos de profissionais de informática em torno de 1,9 mil, enquanto o número de vagas existentes estava próximo de 3,7 mil.

De acordo com os cálculos da IDC Brasil – subsidiária brasileira do instituto norte-americano de pesquisa International Data Corporation – a demanda por profissionais de telecomunicações e redes no Brasil deve atingir um contingente de 240 mil técnicos até 2004.

Para o o diretor da Telecon Consultoria e Treinamento, Flávio Murollo, a necessidade de pessoal treinado em novas tecnologias deve prosseguir em ritmo de alta, mesmo com um aprofundamento da recessão. “O que acontece de fato é o surgimento de uma infra-estrutura totalmente nova e disseminada de telecomunicações e rede que ainda não tem seu exército de manutenção já constituído”, conclui.