Sete mil tentativas de fraudes para recebimento do DPVAT foram descobertas em 2014

Arquivado em:
Publicado Quarta, 15 de Abril de 2015 às 16:19, por: CdB

dpvat

Por Celso Martins- A Seguradora Líder, que gerencia o DPVAT, seguro usado para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito, constatou no ano passado 7.076 tentativas de fraudes para recebimento do seguro. Destas, a Segudora Líder apresentou 4.102 novas representações criminais.

Em Montes Claros, no Norte de Minas, uma das cidades onde a Polícia Federal realizou uma operação nesta semana, foram 115 casos formalmente levados ao conhecimento da Polícia Civil para investigação. Os números fazem parte do balanço anual divulgado pela Seguradora.

Em nota, a Seguradora Líder repudiou as declarações do delegado federal e do promotor de justiça local que, em entrevistas à imprensa, cometeram a imprudência de apontar, sem provas e sequer indícios, a Seguradora Líder-DPVAT como envolvida no esquema fraudulento.

Veja abaixo nota completa da Seguradora

1) Desde 2010, a Seguradora Líder-DPVAT vem apresentando às autoridades policiais denúncias contra empresas e pessoas envolvidas na prática de fraudes que atingem o Seguro DPVAT. Somente na Comarca de Montes Claros (MG) 115 casos foram formalmente levados ao conhecimento da Polícia Civil para investigação.

2) Essas denúncias integram a política geral de segurança, adotada pela Seguradora em todo o território nacional, visando coibir as práticas criminosas contra o Seguro DPVAT e em prejuízo da população. Essa política inclui a campanha permanente, nos mais diversos meios de comunicação do País, de alerta à população para evitar a utilização de intermediário para o recebimento das indenizações do Seguro DPVAT.

3) Somente em 2014, foram comprovadas pela Seguradora 7.076 tentativas de fraude contra o Seguro DPVAT e, nesse mesmo período, foram oferecidas 4.102 novas representações criminais, que devem resultar em instauração de inquéritos policiais, apresentação de denúncias pelo Ministério Público e sentenças condenatórias. Esses dados constam do balanço anual, publicado pela Seguradora, para conhecimento da sociedade.

4) A recente operação da Polícia Federal, para coibir a prática de fraudes contra o Seguro DPVAT, vem dar consequência a esse esforço, dentro do qual se incluem as iniciativas da Seguradora em Montes Claros.

5) Por essas razões fica evidenciada a contradição: justamente a instituição que sistematicamente combate as fraudes em todo o País é apontada como interessada em promovê-las.

6) A respeito desse caso específico, no dia 10 de março de 2015, o Exmo. Sr. Dr. Juiz da 2ª Vara Criminal de Montes Claros, na única decisão proferida até agora no Processo, não vislumbrou, entre os investigados, quaisquer indícios de envolvimento da Seguradora nem de seus dirigentes.

7) Por tudo isso, devem ser repudiadas as declarações do delegado federal e do promotor de justiça local que, em entrevistas à imprensa, cometeram a imprudência de apontar, sem provas e sequer indícios, a Seguradora Líder-DPVAT como envolvida no esquema fraudulento.

Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT​

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo