Sessão solene comemora 50 anos da Campanha da Legalidade

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 29 de agosto de 2011 as 05:55, por: cdb

A Câmara realizará nesta terça-feira (30), às 10 horas, sessão solene em comemoração do cinquentenário da Campanha da Legalidade e em homenagem ao ex-governador Leonel Brizola.

A sessão foi proposta pelo deputado Vieira da Cunha (PDT-RS). Ele lembra que a Campanha da Legalidade foi um dos episódios cívico-populares mais importantes da história do País, que marcou a defesa da democracia e da Constituição. 

A Campanha da Legalidade foi lançada pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, após a renúncia do então presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961. A campanha defendia a manutenção da ordem jurídica e a posse do então vice-presidente João Goulart (cunhado de Brizola). Os setores mais conservadores da sociedade, principalmente os militares, defendiam o rompimento da ordem jurídica para impedir a posse do vice-presidente, que tinha vínculos com comunistas e socialistas, e a convocação de novas eleições.

Jango acabou tomando posse em 8 de setembro, depois que o Congresso aprovou a mudança do sistema de governo (de presidencialista para parlamentarista).

Leia mais:

Exposição na Câmara homenageia os 50 anos da Campanha da Legalidade

Há 50 anos, renúncia de Jânio Quadros mergulhou o País em uma crise

Da Redação/WS