SESC comemora o 114º aniversário do Município de São Gonçalo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 14 de setembro de 2004 as 20:41, por: cdb

O município de São Gonçalo completa 114 anos de emancipação no dia 22 de setembro. E para festejar a data, o SESC São Gonçalo está promovendo uma série de eventos e atividades que tem como tema principal a cidade. Na programação, diversas atrações culturais, como teatro, música, exposição, palestras e oficinas. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.

Com as atividades, o público poderá saber um pouco da história do município, desde os primórdios da sua ocupação, passando pela elevação à condição de cidade em 1890, até os dias atuais. Será evidenciado também o patrimônio histórico e cultural do município, além de uma homenagem aos artistas locais.

A comemoração começou no dia 9, com a abertura da exposição Luiz Palmier – O intelectual e a Cidade produzida pela equipe do projeto História de São Gonçalo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No mesmo dia, o professor Carlos Medeiros deu uma aula sobre pontos turísticos do município, como a Fazenda Columbandê, fundada por volta de 1617.

Muita gente não sabe, mas o município possui a terceira maior população do Estado do Rio de Janeiro, segundo dados do IBGE, além de ser uma das principais cidades do Estado. Está localizado na região metropolitana do Rio e possui uma área de 251 quilômetros quadrados.

O Sesc São Gonçalo fica na Avenida Presidente Kennedy, nº 755 – Centro.


PROGRAMAÇÃO

Dia 14/9 – 14h às 17h – Grátis
Groove do São
Referência para os amantes da música instrumental, o projeto Groove do São acontece, a partir deste mês, no SESC São Gonçalo, às quartas. Seu ponto forte é a música, mas o espaço é aberto a outras manifestações artísticas, como dança, teatro, artesanato, música, artes plásticas e poesia.

Dia 15/9 – 18h às 22h – Grátis
Desenhando São Gonçalo
Visões sobre a cidade e seus símbolos produzidas por crianças e jovens de 6 a 14 anos. Curadoria: Mário Cândido Vieira

Dia 15/9 a 30/9 – 8h às 17h – Grátis
Festa de casamento
O espetáculo teatral presta uma homenagem à cidade de São Gonçalo, narrando, através da personagem Eugênia, seus fatos e valores históricos. Tudo se passa nos preparativos de uma festa de casamento. Coméida de Anderson de Aguiar. Classificação: 12 anos.

Dia 16/9 – 15h e 19h – Grátis
Luiz Palmier e a conformação de uma São Gonçalo moderna
Mesa redonda sobre a trajetória de Luiz Palmier com a equipe do projeto História de São Gonçalo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Dia 16/9 – 19h – Grátis
Relíquias Automotivas
Exposição de carros e motos das décadas de 20 e 30 em comemoração aos 95 anos da 1ª corrida de automóveis das América Latina, realizada em São Gonçalo.