Servidores do Datasus entram em greve por tempo indeterminado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 4 de junho de 2007 as 19:22, por: cdb

Os servidores do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) iniciaram nesta segunda-feira uma  greve por tempo indeterminado. Eles querem o reconhecimento do governo sobre uma diferença salarial que recebem há 15 anos como salário.

O secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), Josemilton Costa, disse que a Medida Provisória 341/07 vai retirar a diferença salarial da categoria.

– Quando eles foram para o Datasus, tinham um salário maior do que a administração pública direta. Aí o governo os colocou com um vencimento menor. Essa diferença ficou como diferença de vencimento. O que o governo quer fazer é transformar isso em vantagem pessoal, em um determinado tempo essa diferença acaba desaparecendo do contracheque -, afirmou Costa.

Além do reconhecimento dos vencimentos como salário, o servidores do Datasus também pedem uma gratificação por antecipação de plano de carreira. Nesta terça-feira, representantes da categoria e do Condsef se reúnem com o Ministério da Saúde para discutir as reivindicações.
O Datasus é o órgão responsável pelo suporte de informática no processo de planejamento, operação e controle de 64.275 estabelecimento de saúde do SUS. Com a paralisação, o setor informacional da área de saúde ficará comprometido.