Sérvia deve extraditar Mladic nas próximas 24 horas–fontes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 31 de maio de 2011 as 05:10, por: cdb

Sérvia deve extraditar Mladic nas próximas 24 horas–fontes

Por Aleksandar Vasovic e Adam Tanner

BELGRADO (Reuters) – O acusado de crimes de guerra Ratko Mladic pode ser levado a Haia nas próximas 24 horas, disseram autoridades sérvias nesta terça-feira, após ele receber permissão para visitar o túmulo da filha e receber seus netos na prisão.

Autoridades abriram caminho para o que deve ser o último dia do ex-general servo-bósnio na Sérvia ao escoltálo para o túmulo de sua filha Ana, em Belgrado. Ela cometeu suicídio em 1994.

Um tribunal ouvirá o recurso de Mladic contra a extradição para o Tribunal Penal Internacional na cidade holandesa de Haia sob acusações de genocídio durante o cerco de 43 meses a Sarajevo e o massacre de 8 mil muçulmanos em Srebrenica, durante a Guerra da Bósnia entre 1992 e 1995.

O recurso foi recebido no início da terça-feira, disse uma porta-voz do tribunal. Sua transferência e extradição deve acontecer nas próximas 24 horas, disseram autoridades sérvias.

“O painel de três juízes decidirá rapidamente sobre o recurso, é quase certo que eles o rejeitarão, o Ministério da Justiça assinará os papeis de extradição e ele irá embora”, disse uma autoridade, que pediu para não ter seu nome revelado.

“Acontcerá dentro das próximas 24 horas, assim que o recurso chegar ao tribunal.”

Uma segunda autoridade, de uma outra divisão do governo sérvio, confirmou este cronograma.

(Reportagem adicional de Gordana Katana em Banja Luka)

Reuters