Série B começa nesta sexta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 25 de abril de 2003 as 12:51, por: cdb

Muita gente duvidou que isso fosse acontecer, mas a série B do Campeonato Brasileiro, com Palmeiras e Botafogo, começa nesta sexta-feira com quatro jogos. Os dois “grandes”, jogam apenas no sábado.

Desde o Brasileirão de 2002, quando Palmeiras e Botafogo estavam próximos do rebaixamento, a série B deste ano já estava desacreditada. Como aconteceu em outras edições do torneio, acreditava-se que haveria uma virada de mesa para manter os dois clubes na elite do futebol nacional.

Para piorar a situação, o torneio ainda passou por mudanças na forma de disputa, teve de mudar a tabela e atrasar seu início devido à falta de acordo com uma rede de televisão para a transmissão dos jogos.

Fora de campo
As confusões começaram ainda em 2002. Em campanha para ser reeleito no Palmeiras, o presidente Mustafá Contursi afirmou que faria de tudo para deixar o clube na primeira divisão. “A mesa já está virada faz tempo”, dizia.

A possibilidade da virada aumentou quando surgiu a informação de que o Flamengo terá utilizado o jogador Wendell irregularmente. Caso fosse provado, o rubro-negro carioca seria rebaixado no lugar da Portuguesa. Temeu-se que o problema fosse a brecha para que não houvesse rebaixamento.

Como a tentativa da Lusa não deu certo, o campeonato chegou a ter tabela divulgada. A fórmula de disputa seria a mesma da séria A, com os 24 times jogando em turno e returno e os dois primeiros colocados garantindo a volta à primeira divisão.

Pouco antes do início da disputa, porém, uma reunião entre clubes e CBF alterou a fórmula. O campeonato agora será dividido em três fases, sendo que na primeira todos jogam contra todos, em turno único.

Por fim, a falta de dinheiro fez com que o campeonato tivesse seu início adiado. A primeira rodada da série B estava marcada para o dia 5 de abril. Como não houve acerto para a transmissão das partidas, o início foi adiado para 19 do mesmo mês. Como a data coincidia com o feriado da Páscoa, a primeira rodada foi transferida para os dias 26 e 27 de abril.

Fórmula de disputa
Na primeira fase do campeonato, os 24 times irão se enfrentar em turno único. Serão 23 rodadas até o dia 27 de setembro. As oito melhores equipes se classificam para a segunda fase. A partir daí serão formados dois novos grupos com quatro times cada.

As equipes jogam dentro dos próprios grupos, em turno e returno. Os dois melhores em cada chave avançam para a terceira e última fase. Novamente os quatro times jogam em dois turnos. Campeão e vice garantem vaga na primeira divisão em 2004.

A primeira rodada
Quatro jogos serão disputados neste sábado, todos às 20h30. Dos rebaixados, apenas o Gama entra em campo. A equipe brasiliense enfrentará o Caxias, em Caxias do Sul. Completam o primeiro dia de jogos Avaí x Ceará, Santa Cruz x União São João e América-RN x América-MG.

No sábado Botafogo e Palmeiras começam a lutar para voltar à primeira divisão. O alvinegro carioca começa a sentir as dificuldades da segunda divisão jogando em Goiânia, contra o Vila Nova.

Após a péssima temporada em 2002 e a fraca campanha no estadual, o Botafogo começou a dar esperanças à sua torcida com a campanha na Copa do Brasil. O alvinegro já eliminou o São Caetano e está disputando as oitavas-de-final com o Goiás. No jogo de ida, também em Goiânia, o alviverde venceu por 2 a 1.

A Copa do Brasil também é o principal destaque do Vila Nova este ano. O time goiano não conseguiu chegar nem à final do torneio estadual. Já na competição nacional, o Vila foi eliminado no campo pelo Guarani, mas ganhou a vaga nas oitavas-de-final no tapetão. No jogo de ida, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, a equipe goiana foi derrotada por 2 a 0.

No sábado, o Palmeiras, abalado pela goleada por 7 a 2 sofrida para o Vitória, pela Copa do Brasil, busca um pouco de paz em Brasília. O alviverde paulista irá enfrentar o Brasiliense, vice-campeão da Copa do Brasil e campeão da série C do Brasileirão em 2002, às 20h30.

O quarto rebaixado em 20