Serasa constata que vendas no comércio crescem 7,6% em abril

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 10 de maio de 2007 as 12:58, por: cdb

O volume de vendas do comércio varejista nacional cresceu 7,6% em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2006, segundo o Indicador Serasa de Atividade do Comércio.

No acumulado do ano, as vendas do varejo apresentaram resultados mais positivos: exibiram crescimento de 9,3% em relação ao primeiro quadrimestre de 2006, o melhor desempenho desde 2000.

De acordo com o Serasa, de janeiro a abril deste ano, o volume de negócios dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas (mercearias, açougues, quitandas, distribuidoras de bebidas etc.) cresceu 6,5%, na comparação com o mesmo período de 2006, ao passo que o varejo especializado (lojas de eletroeletrônicos, computadores e itens de informática, veículos, materiais de construção etc.) registrou elevação de 12,1% no seu volume de vendas.

As lojas do varejo especializado puxaram as vendas em abril, crescendo 11,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já as vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas subiram 3,9% quando comparadas com o quarto mês de 2006.

Na comparação com março de 2007, as vendas do varejo recuam 2,5%, com 3,5% de queda do varejo composto pelos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas, e 1,5% de queda no varejo especializado.

Já a queda das vendas na relação de abril deste ano sobre março, é justificada pelo menor número de dias úteis, sendo, portanto, um fenômeno tipicamente sazonal.