Seqüestro de Silvio Santos termina com a prisão do assaltante

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 30 de agosto de 2001 as 15:45, por: cdb

O seqüestrador Fernando Dutra Pinto, de 22 anos, rendeu-se por volta das 14h15m desta quinta-feira. Ele manteve Silvio Santos refém na própria casa do empresário desde às 7h. O governador Geraldo Alckmin negociou pessoalmente a rendição. Dutra Pinto invadiu a casa dos Abravanel na manhã desta quinta-feira e manteve o empresário todo o tempo sob a mira de uma pistola. O seqüestrador deixou a casa sob custódia da Polícia Militar. Ele está no Centro de Observação Criminológica, zona norte de SP.

Pinto conseguiu, no final, tomar um banho na casa do apresentador após negociar sua rendição. Segundo o coronel Leonardo Merlin, Fernando foi acompanhado até o chuveiro por policiais. Durante o banho, a bala do tiro que o sequestrador recebeu ontem em confronto com a Polícia Civil, que estava alojada nas nádegas, caiu, e foi apreendida pela polícia. Uma hora antes da rendição, uma médica atendeu o seqüestrador, a seu próprio pedido.

Mesmo abatido, com olheiras, Silvio Santos acenou e sorriu para os repórteres, quando saiu à varanda para se despedir do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Silvio Santos teve crises de hipertensão na semana passada, durante as negociações para libertar a filha e chegou a ser medicado.

O advogado do Pinto, Laércio José dos Santos, afirmou que seu cliente temia sofrer uma retaliação da Polícia Civil porque matou dois investigadores. “Ele está com muito, muito medo”, declarou o advogado, que foi impedido de entrar na casa. Dos quatro seqüestradores identificados, dois já estão presos. A namorada de Fernando Dutra Pinto, Jenifer, continua foragida.

Dutra Pinto foi o mentor do seqüestro de Patrícia Abravanel, 24, filha de Silvio Santos. Ela foi levada de casa no último dia 21. Passou 7 dias em cativeiro. Depois de fugir com o dinheiro do resgate (pelo menos R$ 468 mil, já recuperados pela polícia), Dutra Pinto se hospedou com nome falso em um flat em Barueri, na Grande São Paulo.