‘Senhor dos Anéis’ estréia em Londres na adaptação de Tolkien para cinema

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 18 de outubro de 2001 as 18:58, por: cdb

O primeiro episódio da trilogia ‘Senhor dos Anéis’ vai estrear em Londres em dezembro, segundo informou a produtora do filme, nesta quinta-feira. A adaptação da clássica obra de JRR Tolkien, com as criaturas lendárias “hobbits”, anões e toda a mitologia complexa do autor britânico, deverá ser um dos maiores lançamentos cinematográficos em anos.

“A première mundial será em Londres em 10 de dezembro”, disse uma porta-voz da New Line Cinema na quinta-feira. “Não podemos dizer mais no momento.” Ela afirmou que mais detalhes seriam revelados nos próximos dias.

Dirigido pelo neozelandês Peter Jackson, o filme conta com a participação da australiana Cate Blanchet e dos britânicos Ian McKellen e Ian Holm.

The Fellowship of the Ring (A Sociedade do Anel) é o primeiro dos três filmes de Tolkien filmados na Nova Zelândia, com um orçamento estimado de 207 milhões de libras esterlinas (mais de 300 milhões de dólares).

O filme também tem o ator norte-americano Elijah Wood interpretando Frodo Bolseiro. Wood inaugurou este semana o fã-clube internacional do filme, inscrevendo-se como seu primeiro integrante.

“Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que foram influenciadas por essa história e com a forma que elas a consideram em um nível profundo e emocional”, disse ele.

Mais de 350 milhões de visitas foram registradas no site oficial do filme (lordoftherings.net) em três meses de funcionamento.

A editora HarperCollins disse que as vendas da saga de Tolkien dispararam em 400 por cento este ano sem nenhuma promoção nem marketing. No Brasil, os livros foram publicados pela Martins Fontes.