A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza nesta terça-feira audiência pública para debater os critérios adotados pelo governo na implantação de linhas de transmissão, especialmente as voltadas para as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
Na semana passada, a ausência do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, levou ao adiamento do debate.
Autor do requerimento para a audiência, o presidente da CRA, senador Valter Pereira (PMDB-MS), também quer discutir decisões concernentes a empreendimentos em municípios do Mato Grosso do Sul, como Chapadão do Sul.
De acordo com o senador, os problemas nas pequenas hidrelétricas têm grande relevância não só para Mato Grosso do Sul, mas para o Brasil, e revelam deficiência de gestão do governo.
– O que está acontecendo nas cidades de Chapadão do Sul e de Paraíso das Águas é reflexo da absoluta falta de planejamento e transparência nas ações do governo. No afã de conseguir celeridade em obras, o governo acaba atropelando medidas extremamente necessárias como a avaliação sócio-econômica que todas essas medidas exigem –, explicou o senador, na última reunião.
Além do presidente da EPE, foram convidados Nelson José Hubner Moreira, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Pedro Mendes Neto, presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul; José Carlos Herranz Yague, diretor das Linhas de Transmissão do Itatim Ltda; e Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes, secretário de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul.