Seminário no Rio vai discutir implantação da linha 4 do metrô

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 11 de março de 2010 as 01:03, por: cdb

Entre quinta e sexta-feira, o Rio de Janeiro irá promover, através da Associação Nacional de Transportes Públicos, o VIII Seminário Metroferroviário. O encontro terá sete paineis e foco na ampliação das redes de metrô e a construção de novas linhas em diversas capitais do Brasil, o que consumirá cerca de R$ 75 bilhões.

O secretário de Transportes do Rio, Julio Lopes, participará da mesa de abertura e falará sobre os planos do Governo do Estado para a construção da Linha 4. Nos próximos anos, serão investidos mais de R$ 4 bilhões para levar o metrô até a Barra da Tijuca. O início das obras está marcado para o próximo dia 20.

O convidado principal do encontro é o presidente do metrô de Madri, Aurélio Rojo Garrido, que também é secretário executivo da Alamys, a associação que reúne metrôs de toda a América Latina e a Espanha. O dirigente vai falar dos investimentos e da operação do metrô da capital espanhola, que é o terceiro maior do mundo em extensão e transporta 686 milhões de passageiros por ano.

O consultor internacional Lars Walthers, encarregado de capacitar o metrô de Londres para atender à cidade durante os jogos Olímpicos de 2012, também é um dos convidados especiais do evento. O seminário reunirá ainda presidentes dos metrôs de São Paulo, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, além de técnicos e especialistas.