Seminário em Porto Alegre discutirá propostas para juventude

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de setembro de 2011 as 09:17, por: cdb

A Comissão de Direitos Humanos e Minoras promoverá na próxima segunda-feira (26), em Porto Alegre, o seminário “Direitos Humanos, Juventude e Desenvolvimento”.

A iniciativa é da presidente da comissão, deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS). Ela propôs a realização de uma série de seis seminários regionais sobre juventude – um em cada região do País e um em Brasília. O objetivo é consolidar os debates e propostas que serão oferecidas como subsídios à elaboração do Plano Plurianual e do Orçamento da União, além de projetos de lei e outros instrumentos de políticas públicas para a juventude nas esferas municipal, estadual e federal.

“O Brasil conta hoje com mais de 51 milhões de jovens entre 15 e 29 anos, segundo dados do IBGE. O problema é que a sociedade não se preparou para receber este enorme contingente, nem ofereceu condições mínimas para o exercício pleno de cidadania a muitos desses cidadãos”, diz a deputada.

“Parte significativa dos jovens brasileiros estão vulneráveis ao desemprego, à violência e às drogas. São desiguais as oportunidades de trabalho, de acesso à educação, à saúde, ao esporte e aos meios de expressão social e cultural. As principais vítimas de violações dos direitos humanos hoje, no Brasil, são os jovens”, observa.

Para a deputada, o caminho para enfrentar os atuais desafios nessa área é estimular o protagonismo juvenil e a força criativa do jovem.

O seminário será realizado às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Da Redação/WS