Seminário em Itaboraí discute Previdência dos Servidores Públicos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de março de 2012 as 16:04, por: cdb

Durante a abertura do 15º Seminário Regional dos Regimes Próprios da Previdência Social (RPPS) e do 1º Seminário de Previdência do município de Itaboraí, realizado na manhã desta quinta-feira (08), na sede campestre da Associação dos Inspetores de Polícia do Estado do Rio de Janeiro (Aiperj), em Outeiro das Pedras, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado. À frente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Itaboraí (Itaprevi) há dois anos, a presidente Marta Ribeiro Coquito recebeu diversas homenagens e agradeceu pela oportunidade de comandar uma autarquia de tanta importância para os servidores itaboraienses.

“É uma honra ser a responsável por esse evento que, pela primeira vez, é realizado na nossa cidade, marcando a história do serviço público no município. Agradeço ao prefeito Sérgio Soares por ter me dado a missão de presidir o Itaprevi, onde procuramos sempre trabalhar com muito respeito e dedicação aos servidores,” disse Marta Coquito, que aproveitou para apresentar o novo slogan da autarquia: “Servir bem faz bem”.

O chefe de gabinete da Prefeitura, José Roberto Salles, representando o prefeito Sérgio Soares, destacou a importância do evento para a cidade.“Este encontro é só um pequeno exemplo da importância que a administração pública está dando à previdência social de nossos servidores nesta gestão. Em função dos investimentos feitos no município, precisamos a cada dia apresentar um serviço melhor para a nossa população. E o Itaprevi tem atuado muito bem neste papel, dando condição para que o servidor tenha tranquilidade para exercer seu trabalho”, destacou.

Abrilhantaram o evento o coral da Associação da Maior Idade de Itaboraí e a banda da Guarda Municipal, que homenagearam as mulheres com belas canções.

Ciclo de Palestras

Citando o caso mexicano, onde apenas 4,95% das pessoas se aposentam por  invalidez, O auditor fiscal do Ministério da Previdência Social, Delúbio Gomes Pereira da Silva, sugeriu que todos os institutos de previdência municipais adotem uma política mais rigorosa de concessão para este tipo de aposentadoria, trabalhando a prevenção em saúde. “Os maiores motivos para a invalidez são os cânceres de mama e próstata. Por isso, é importante que os servidores ativos façam exames periódicos. No Brasil, este número é de 19,61%”, explicou, citando ainda outros exemplos: EUA, 21.7%; Espanha, 15%, e Portugal, 13.3%.

Também palestraram a coordenadora geral de Normatização e Acompanhamento Legal das RPPS, Zanita de Marco, falando sobre “Atualização na Legislação Previdenciária e seus Reflexos nos RPPS”. À tarde, o coordenador-geral de Estudos Técnicos, Estatísticos e Informações Gerenciais, Celso da Silva Couto Junior, abriu os trabalhos, ministrando informações sobre “Implantação da Ferramenta Siprev/Gestão”;e o procurador federal, André Oliveira, fechou o primeiro dia de palestras falando sobre “O impacto das reformas da previdência na vida do servidor público”.

O jornalista e apresentador do programa Conta Corrente da Globo News, Sidney Rezende, também esteve presente no seminário para presidir uma mesa de debates sobre “Cenário Econômico e Estratégia de Aplicações Financeiras em 2012”.

Nesta sexta-feira (09), a partir das 9h, será a posse dos novos Conselheiros do Itaprevi. Mais tarde, acontecerão duas palestras sobre “O Papel dos Conselheiros na gestão dos RPPS”, com o procurador do município de Caruaru, Osório Chalegre de Oliveira, e “Aposentadoria e pensões no RPPS”, com a consultora previdenciária Viviane Carvalho dos Santos.

Compareceram o presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Borges, que destacou a alta credibilidade que o Itaprevi conquistou após a chegada da atual presidente; o presidente da Associação das Entidades de Previdência do Estado do Rio de janeiro (Aepremerj), Claudiney Constantino Portugal; da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aeneprem), Eliomar dos Santos; a secretária municipal de Educação, Rosana da Silva Rosa, e o comandante da Guarda Municipal, cel. Alcides Meneses.

Serviço – A sede campestre da Aiperj está localizada na Rua Acúrcio Torres, 499, Outeiro das Pedras, Itaboraí. Mais informações pelo telefone(21) 2639-0022. A programação completa pode ser obtida nos sites www.itaprevi.rj.gov.br e www.aepremerj.com.

Por Viviane Biteti e Renaldo Souza / Foto Hugo Benjamim