Seminário debate participação de mulheres na política

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 as 11:02, por: cdb

 O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) promove em São Paulo o “Seminário Nacional Poder e Políticas Públicas para as Mulheres”, que discutirá a participação das mulheres na política, o combate à violência de gênero, a luta pela emancipação feminina e o papel das mulheres no novo projeto nacional de desenvolvimento.

Durante os dias 8 e 9 de dezembro, o seminário reunirá militantes e pesquisadores do tema, além de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras comunistas eleitas neste ano. O evento será aberto neste sábado (dia 8), às 9h, pelo Presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, em uma homenagem a todas comunistas candidatas nas eleições de 2012. Na mesma manhã, Rabelo e Liège Rocha, Secretária Nacional da Mulher do PCdoB debatem as eleições e a luta pela emancipação das mulheres.

À tarde, José Eustáquio Diniz Alvez, demógrafo da Escola Nacional de Ciências do IBGE e Hildete Pereira, coordenadora-geral do Programa de Ações de Educação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da Republica (SPM-PR), conversam sobre desigualdade de gênero, políticas públicas e eleição.

No domingo, a deputada federal e relatora da CPMI da Violência Contra a Mulher, Jô Moraes, palestra sobre o papel das mulheres no novo projeto nacional de Desenvolvimento. Em seguida, há um debate sobre o funcionamento das instituições brasileiras com o economista e assessor técnico do PCdoB na Câmara dos Deputados, Lécio Moraes.

Mulheres no poder

O seminário faz um balanço dessa eleição histórica em que, pela primeira vez, partidos políticos e coligações atingem os 30% prescritos pela chamada Cota de Gênero, contabilizando 32,57% de candidatas às prefeituras e câmaras de vereadores. Segundo informações de um estudo realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições deste ano o número de candidatos do sexo masculino chegou a 302.348 e o de candidatos do sexo feminino a 146.059.

Apesar da lei que estabelece cotas para mulheres ser recente, o PCdoB sempre contou com ampla participação feminina. Nas eleições de 2010, dos 15 deputados federais eleitos pela legenda, seis foram do sexo feminino. O seminário promovido pelo PCdoB levanta o importante debate sobre o investimento em políticas públicas para as mulheres com um significado estratégico para, assim, amenizar as desigualdades de gênero e construir um novo Brasil.

Seminário Nacional Poder e Políticas Públicas para Mulheres
Quando: Dia 8 e 9 de dezembro.
Onde: Hotel Novotel Jaraguá, rua Martins Fontes, 71, Bela Vista, São Paulo (tel: 2802-7000)

 

..