Seminário alerta sobre Atenção à Saúde dos Povos Indígenas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 15:59, por: cdb

19/04/2012 18:49:50

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quinta-feira, 19, Dia do Índio, o Seminário de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, no auditório do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. O objetivo do encontro foi apresentar aspectos e diferenças culturais, valores e costumes das etnias kaingang, mbyá guarani e charrua, assim como sua humanização e integralidade. Aberto ao público, o evento teve como palestrantes a coordenadora da Área Técnica de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas da SMS, Ignez Maria Ramminger, e o antropólogo e pesquisador da Unidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Sérgio Baptista da Silva.

Em sua fala, Ignez contextualizou a luta dos índios no âmbito da saúde, uma batalha que dura dos anos 1940 até hoje, incluindo um auxílio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), órgão do ministério da saúde responsável pela população indígena. “Hoje, a base da pirâmide da população indígena é composta por jovens de até 20 anos”, destacou. Segundo dados exibidos, a população indígena total no Brasil é de 19.783, divido em 45 municípios. Entre as etnias, 90,6% são kaingang, 9,2% guarani e 0,2% charrua. Em Porto Alegre, são contabilizadas 334 pessoas.

Já Baptista falou sobre Noções de Cosmologia e Ontologia: a Percepção de Corpo e Subjetividade. ”O objetivo é mostrar a relação entre todos os seres, como eles se conectam nessa cultura, por meio da sua subjetividade”, explica.

Cadernetas de Saúde – No dia 30, a prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará o lançamento das Cadernetas de Saúde do Jovem e da Jovem Kaingang. O material vai conter informações específicas em linguagem especial dos índios, sendo representativa na sua condição e informará sobre ações de prevenção em saúde. O evento será realizado na Aldeia Kaingang da Lomba do Pinheiro – Estrada João Oliveira Remião, 9105, Parada 25 – Lomba do Pinheiro.

/saude

Texto de: Denise Righi
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.