Seminário abre 10.ª edição do programa Fome de Ler

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 12:32, por: cdb

Ocorre no próximo dia 11 de abril a abertura do programa da edição 2012 do programa Fome de Ler, com a realização do III Seminário Regional de Políticas de Leitura. O evento vai ser realizado das 14h às 16h no Plenarinho do prédio da Reitoria da Ulbra Canoas.

Em referência ao seu 10.º aniversário, esta solenidade deve contar com as presenças de secretários municipais, de escritores e das escolas participantes através dos coordenadores do Programa, diretores, supervisores e professores. Na ocasião, também vão ser divulgados os autores da edição de 2012 e o processo de inscrição.

O Programa

O Programa Fome de Ler é realizado por meio de uma parceria entre o curso de Letras ULBRA Canoas, a Rede de Escolas da ULBRA e a Prefeitura Municipal de Canoas – por meio das secretarias municipais de Cultura e de Educação. O Fome de Ler completa uma década de atuação ininterrupta com a participação de escritores de vários estados brasileiros e milhares de leitores. Desde 2003, foram 70 autores, 157 escolas e 31 municípios engajados em ações coletivas tendo como centro a obra literária. O Fome de Ler é desenvolvido em etapas, envolvendo múltiplas ações em diferentes eixos.

Escolas Municipais de Canoas

Além de 10 escolas escolas da Rede Ulbra, participam do Fome de Ler diversas as redes municipais de cidades que sediam o programa. Na rede pública municipal de Canoas, atuam nessa iniciativa 21 escritores para 26 escolas da rede municipal. As inscrições e indicação do autor ocorre na abertura do Programa Fome de Ler 2012 (11 de abril). Em 2011, como parte das ações desse programa, foram realizados em Canoas vários encontros com escritores e apresentações de trabalhos sobre a obra dos respectivo escritores (FOTO).

Integram na cidade os seguintes escritores: André Neves (2 encontros), Caio Riter (2 encontros), Carlos Urbim (2 encontros), Celso Sisto, Celso Gutfreind, Charles Kiefer, Christina Dias, Claudio Levitan, Dilan Camargo (2 encontros), Ernani Ssó, Gláucia de Souza, Hermes Bernardi Jr.(2 encontros), Jane Tutikian, Mário Pirata, Kalunga, Luis Dill, Marcelo Spalding, Marô Barbieri, Mônika Papescu, Paula Mastroberti e Paulo Bentancur.

Cronograma dos encontros Fome de Ler 2012
11/04/12 – III Seminário Regional de Políticas de Leitura / Abertura do Programa Fome de Ler 2012 – ULBRA Canoas (14h – 16h) Plenarinho / Prédio Reitoria
15/05/12 – II Encontro Fome de Ler – ULBRA Canoas (14h – 16h) Plenarinho / Prédio Reitoria
04/06/12 – III Encontro Fome de Ler – Feira do Livro de Canoas (15h – 17h) Espaço Auditório Simões Lopes Neto, Praça da Bandeira
15/08/12 – IV Encontro Fome de Ler – ULBRA Canoas (14h – 16h) Plenarinho / Prédio Reitoria
07/11/02 – V Encontro Fome de Ler – na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre (14h – 15h)

Outras informações, no site do Programa Fome de Ler
http://www.ulbra.br/fome-de-ler/files/programa-fome-de-ler-2012.pdf

 

 

 

 

 

 

Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho