Para modernizar e tornar mais eficiente a gestão das ações sociais, a Secretaria de Assistência Social (Semas) vai implantar o sistema de Gestão Estratégica de Polícias Sociais (GEPS). O software consiste numa base unificada de informações sociais sobre as famílias em vulnerabilidade social, visando subsidiar a formulação, implantação, monitoramento e a avaliação de políticas e programas na direção da gestão plena da Assistência Social. Mais de 30 técnicos participaram do primeiro treinamento, realizado nesta terça-feira (03), no auditório da Semas, Centro, das 9h às 17 horas.
Segundo a secretária executiva da Semas, Mirian Dantas, com a implantação dessa ferramenta será possível disponibilizar um atendimento mais digno à população carente e o monitoramento constante de todo o histórico dos beneficiários dos programas socioassistenciais. “O sistema possibilitará o foco no público específico, através da identificação e qualificação do publico alvo de cada benefício concedido pelos Projetos ou Programas do cadastro de programas sociais”, explicou Mirian.
“Entre as principais vantagens que o sistema trará à política de assistência social de Vila Velha, vale destacar a garantia da qualidade de dados, eliminação de inconsistências e atualização dos cadastros atualmente existentes no município, além de uma maior integração da política de assistência social com outros setores”, ressaltou o instrutor Chico Neto, da Portolan, empresa de tecnologia.
Além de disponibilizar dados sintéticos para a realização de diagnósticos, objetivando a identificação e qualificação de famílias ou áreas de maior vulnerabilidade e risco social, o GEPS provê ferramentas de controle operacionais simples e eficientes para auxiliar atividades como planejamento e agendamento de atendimentos e visitas domiciliares, campanhas e ações específicas, recadastramento e atualização de dados cadastrais e armazenamento e controle dos formulários.
“O sistema possibilita acesso controlado através de níveis de senhas, a construção, de maneira simples e intuitiva por parte dos próprios usuários, de consultas, relatórios e gráficos operacionais e gerenciais de acordo com suas próprias necessidades, através da seleção, cruzamento e agrupamento de qualquer subconjunto de dados existentes na base de dados sociais de Vila Velha”, finalizou Chico Neto.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Semas
Regina Alves
27 3149-7924 / 9800-2020