Semas capacita novos servidores do programa Liberdade Assistida

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 13:54, por: cdb

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Programa Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade (LA/PSC), promoveu uma capacitação destinada aos novos servidores que farão parte da equipe de profissionais do programa. O treinamento foi realizado na sede do programa e contou com palestras e dinâmicas.
A abertura dos trabalhos foi feita pela diretora de proteção especial, Elma Liliana. Na oportunidade, Elma reforçou o comprometimento da Prefeitura de Maceió em propor ações que incentivem os profissionais da gestão e, consequentemente, repercutam sempre para um melhor serviço prestado à população.
Atualmente, o LA/PSC faz o acompanhamento de 178 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Maceió. No início do ano eram 300 adolescentes assistidos pelo programa. O número foi reduzido em virtude de um trabalho ostensivo de ressocialização feito pelos servidores do LA/PSC.
Ações socioeducativas são desenvolvidas em projetos como o “Juventude com Atitude”, que promove orientações sobre DST/Aids, palestras e reflexão sobre temas como cidadania e mercado de trabalho, além de atividades culturais. Outro projeto é o “Fortalecimento de Vínculos”, voltado à aproximação familiar entre adolescentes e seus pais ou responsáveis.
A equipe do programa é formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, monitores entre outros profissionais. A capacitação contou com a presença da coordenadora dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Dilcete Queiroz, do coordenador do LA/PSC, Yuri Calheiros, e da pedagoga responsável pelo curso, Ticyane Bentes.