Semana Mundial da Amamentação começa na segunda

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 12 de setembro de 2004 as 11:23, por: cdb

Uma semana inteira para discutir a importância do leite materno para a saúde da criança e da mãe. Desta segunda até o dia 18, o Brasil participa, sob coordenação do Ministério da Saúde, da Semana Mundial da Amamentação, que este ano tem como tema: “Aleitamento materno exclusivo: seguro, saudável e sustentável”.

No Brasil, o slogan da Semana Mundial é: “Até seis meses, mudança na alimentação do bebê só se for do peito direito para o esquerdo”. A atriz Maria Paula Fidalgo foi escolhida como madrinha da Semana.

Como parte das comemorações, o Ministério da Saúde renova por mais um ano o Projeto Carteiro Amigo ¿ Incentivo ao Aleitamento Materno, uma parceria firmada com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para distribuição de 1 milhão de folderes com informações sobre a importância do aleitamento materno para resgatar a prática da amamentação.

Além disso, o Ministério da Saúde contará com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome para executar ações de incentivo ao aleitamento materno no Programa Fome Zero do Governo Federal. O objetivo das ações conjuntas é melhorar a saúde e qualidade de vida de lactentes e crianças na fase da primeira infância (até 3 anos).

Ainda durante a Semana Mundial, o Ministério da Saúde inaugura mais seis bancos de leite humano, localizados em Vitória da Conquista (BA); Porto Velho (RO); Campo Grande (MS); Manaus (AM), Fortaleza e Maracanaú (CE). Com a inauguração das novas unidades, a Rede Nacional de Bancos de Leite Humano totalizará 178 bancos.