Semana do Livro de Canoas estimula leitura com crianças e adolescentes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 10:24, por: cdb

Centenas de crianças e adolescentes participam da Semana do Livro de Canoas, realizada desde esta quarta-feira até o próximo dia 25, com atividades diversas relacionadas ao livro e a leitura. Dentro dessa programação, a cidade concentra uma programação que envolve rodas de leitura, contamento de histórias, exposições e outras atividades visando despertar, cultivar e fortalecer o hábito da leitura. Já no início da manhã de hoje, durante o Aniversário do Boneco Juca – macote literário do projeto “1,2,3, Era uma vez” – dezenas de crianças de três escolas e uma entidade de assistência à pessoas com deficiência participaram dessa celebração no CSU Mathias Velho.

No local foi realizado esses participantes contação de histórias e distribuído brinquedos e lanches às acrianças. Ainda pela manhã, foi realizado no térreo da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva outra contação de história com crianças de até 10 anos; dessa vez, com o Boneco Bastião. O manipulador do boneco Júlio César, gestor de Pontos de Cultura da SMC, realizou a contação de contos de escritores afro-brasileiros. Paralelo a programação oficial da Semana do Livro de Canoas, o Ponto de Cultura / Ponto de Leitura Guajuviras Centro de Artes também realiza atividades segmentadas naquele bairro, com o apoio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernia Würth e a Casa do Poeta de Canoas.

Organizada anualmente pela Biblioteca Pública João Palma da Silva, Semana do Livro de Canoas visa valorizar e fortalecer o hábito da leitura na cidade, bem como homenagear os agentes que atuam nessa área e escritores célebres da literatura, dentre eles, João Palma da Silva, o patrono da Biblioteca Pública Municipal cujo o nascimento também foi no mês de abril.

Confira as próximas atividades da Semana do Livro de Canoas

18 de abril
14h – 14º Aniversário do Boneco Juca
Local: CSU Mathias Velho (Rua Rio Grande do Sul, 1790)

18 a 25 de abril
9h – Exposição de Livros danificados e livros restaurados/ Hospital dos Livros
Local: Biblioteca Pública (Rua Ipiranga, 105)

19 e 20 de Abril
8h/18h- Rodas de Leitura
Local: Escola Erna Wurth – CAIC (Av. 17 e Abril, s/n)

20 de abril
10h – Contação de histórias para as crianças hospitalizadas
Local: Ala Pediátrica do Hospital Universitário

22 de abril
13h – Brincando com Literatura
Local: Biblioparque no Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo)

23 de abril
9h – Distribuição de rosas aos sócios que retirarem livros neste dia
Local: Biblioteca Pública (Rua Ipiranga, 105)

14h – Distribuição de livros
Local: Praças centrais da cidade

25 de abril
14h – Clube de Leitura e Arte com a Escritora Ancila Dani
Local: Auditório da Biblioteca Pública (Rua Ipiranga, 105)

Programação Ponto de Cultura Associação Guajuviras Centro de Artes

19 de abril
9h/12h – 14h/17h – 19h30min/22h – Livros. Autógrafos; Encontros literários com Escritores e Poetas Canoenses; Oficinão de Violão e Teatro, ‘Grupo Vocal Guajuviras’, Contação de Histórias (Agentes de Leitura), Contação de História (Contadoras do Guajuviras Centro de Artes), Música, Hip-hop, Exposição de Desenhos. Show com professores de música do GCA.
Local: EMEF Erna Würth

20 de abril
9h/12h – 14h/17h – 19h30min/22h – Livros. Autógrafos, Encontros literários com Escritores e Poetas Canoenses. Oficinão de Música e Teatro, Contação de História (Guajuviras Centro de Artes), Contação de História (Agentes de Leitura), Hip-hop. Shows com professores de música do GCA, Contação com Jonatan Ortiz (Conto “A Sombra” de Henrique Martins de Freitas).
21 de abril
9h – Caminhada Cultural pela Av.17 de abril, Praça Antônio Vianna (Praça da Brigada Militar), Praça da Gruta, Comtel, com doação de livros, revistas e gibis mais divulgação das atividades da associação Guajuviras Centro de Artes.
16h – Sarau (Literatura, Shows de Luiz Lisboa, Joice Rosiak, Filipe César, Gleydson Almeida, Renato Larrosa e artistas convidados. Exposição de Desenho c/ Daiane Irschlinger, Teatro c/ Ronaldo Ilha).
Local: Guajuviras Centro de Artes, Avenida 17 de Abril, 780/ Sobreloja.

 

 

 

 

Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho