Semana de Filmes Russos reúne celebridades no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de outubro de 2015 as 13:14, por: cdb

Por Redação, com Sputnik Brasil – do Rio de Janeiro:

Considerado como um dos maiores contistas de todos os tempos, o escritor russo Anton Tchekhov é tema do filme Irmãos Tchekhov, que será exibido na segunda edição da Semana de Filmes Russos, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O filme narra os acontecimentos de um dia de verão no sítio da família do escritor russo em meados dos anos 80 do século XIX.

Na obra, Anton Tchekhov, nos seus 25 anos de idade, se ocupa diariamente com sua produção literária, escrevendo pequenos contos cômicos para jornais. O personagem, que viria a se tornar um dos maiores escritores da história da Rússia, apenas começa a tomar conhecimento do seu talento.

Além de abordar as relações familiares e amorosas do escritor, o longa-metragem foca no momento em que o protagonista está em vias de se reconhecer como artista.

Realizada pela primeira vez no Brasil em 2013, a Semana de Filmes Russos chega novamente ao Rio de Janeiro
Realizada pela primeira vez no Brasil em 2013, a Semana de Filmes Russos chega novamente ao Rio de Janeiro

O diretor de Irmãos Tchekhov, Mikhail Ugarov, ao apresentar o filme em 2014 (ano de estreia da obra), destacou que a singularidade do filme está em abordar o lado biográfico do escritor russo, faceta pouco explorada sobre Anton Tchekhov na filmografia russa.

– É um dos primeiros filmes biográficos sobre Anton Tchekhov. Surpreendeu-me que aqui praticamente nada foi filmado sobre ele, e o motivo é compreensível, ele foi uma figura bastante fechada e deixou pouco material sobre sua biografia. No filme, ele não sabe que é Tchekhov. Não sabe se será ou não escritor. Trata-se daquele momento mais dramático e interessante que nós passamos na juventude quando começamos a trabalhar com arte – disse Ugarov.

A batalha de Sevastopol

O cineasta Serguey Mokritskiy, diretor da megaprodução Batalha de Sevastopol, filme que conta a história da lendária e mais bem-sucedida franco-atiradora da História, Lyudmila Pavlichenco, também estará presente à mostra, no Rio. Lyudmila tornou-se a primeira cidadã soviética a se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, e a primeira-dama Eleanor Roosevelt, que a receberam na Casa Branca. O filme já teve grande sucesso nas telas internacionais e agora chega ao público brasileiro na estreia do festival.

Também é aguardada para a estreia a diretora Liza Antonova, produtora do filme Querido Hans, amado Piotr, filme que narra uma história cheia de emoções, a amizade entre um russo e um alemão durante a Segunda Guerra Mundial, e o segredo que os une numa fábrica no período da Guerra.

O ator Egor Koreshkov, que estrela o filme Os irmãos Tchekhov foi também convidado para a avant première, junto com Ekaterina Filippova, atriz do filme Mamãe querida, uma inusitada comédia sobre o dilema de um jovem que se vê entre um grande amor e o domínio de sua mãe. Para viver seu grande amor, ele terá que se libertar dos comandos da mamãe, e assim começa uma grande e engraçada aventura.

Ainda na lista de convidados está o ator Ilya Korobko, do filme Número 1, que se passa na Segunda Guerra Mundial e narra o difícil drama de um tenente do Exército Soviético que precisa cumprir sua missão e ao mesmo tempo proteger a vida de pequenos órfãos em meio à guerra, pois cumprir o seu dever significa colocar a vida das crianças em risco.

Na Semana de Filmes Russos os principais filmes serão:

Batalha de Sevastopol
Número 1
Amado Hans, querido Piotr
Os irmãos Tchekhov
Mamãe querida
Galope apoteose

Realizada pela primeira vez no Brasil em 2013, a Semana de Filmes Russos chega novamente ao Rio de Janeiro entre os dias 12 e 17 de novembro no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A programação completa e os horários das sessões serão divulgados em breve. A II Semana de Filmes Russos é patrocinada pelo Ministério da Cultura da Federação Russa, Fundação Notícia Boa, Mir Mídia & Consultoria Internacional, Agência de Notícias e Rádio Sputnik e Espaço Itaú de Cinema.