Semam orienta carroceiros sobre cuidados com os animais de carga

Arquivado em:
Publicado Quarta, 07 de Março de 2012 às 09:05, por: CdB

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), promoveu hoje(07) mais uma reunião com os carroceiros da cidade para tratar dos cuidados com os animeis de carga. A reunião acontece em virtude de denúncias de maus tratos recebidas pelo Município.

A primeira reunião havia acontecido no início do mês de fevereiro, na Casa de Pedra, tendo reunido representantes de instituições como a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), Conselho Municipal do Meio Ambiente, Gerência de Zoonoses, IBAMA e Batalhão de Polícia Ambiental.

A reunião, que desta vez aconteceu no auditório da Gerência de Zoonoses de Teresina, contou com a participação de representantes da Semam, do projeto Lagoas do Norte e 34 donos de carroças, todos filiados à Associação de Carroceiros da Zona Norte. Entre os temas debatidos, foi dada ênfase na preparação dos animais para o trabalho, com a colocação de peças de borracha em seus cascos para evitar danos provocados pelo calor do solo. Também foi proposta a criação de um novo modelo de carroça que gere menos impacto ao animal, que geralmente trabalha por muitas horas seguidas.

"Nosso foco aqui é tratar do bem estar do animal. Por isso a convocamos todos para essa conversa. Não queremos e nem mesmo podemos chegar e dizer que a forma como os carroceiros atuam é errada. É por meio de conversa que podemos analisar a situação e informar para que os casos de maus tratos diminuam. Muitas vezes, as pessoas acabam errando por desinformação", revela Jacqueline Lustosa, ambientalista e diretora do Parque Ambiental do Mocambinho, que representou a Semam no encontro.

A primeira-secretária da Associação dos Carroceiros da Zona Norte, Ana Cristina Lima, descreveu a reunião como bastante boa. "Eu acho importante termos esse contato. Agora, por exemplo, já está sendo planejada outra reunião com palestras sobre como reduzir qualquer dano aos animais", relata. O próximo encontro acontecerá no dia 14 de abril, a partir das 8h, também no auditório da Gerência de Zoonoses, na zona norte de Teresina.

"Vamos preparar um modelo de carroça melhor e apresentar ao pessoal do projeto Lagoas do Norte, que já trabalham há um tempo com a associação. De acordo com a viabilidade da mudança, estudada por todos, iremos propor isso no próximo encontro com os carroceiros", destaca Jacqueline.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Deocleciano Guedes, concorda com a diretora do Parque do Mocambinho, no que se refere ao cuidado na mudança: "Não é apenas uma questão de orientar e penalizar. Somente por meio de um trabalho bastante atencioso de educação ambiental é que podemos esperar que todos os casos de maus tratos cessem", disse.

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo