Sem-Terra ocupa fazenda no Pontal

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de janeiro de 2004 as 16:54, por: cdb

Cerca de 80 famílias do Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast) ocuparam a Fazenda São João, em Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema. O primeiro grupo de famílias entrou na propriedade na última quarta-feira. Eles invadiram também a casa-sede da propriedade, que pertence a Alan Cerqueira.

Havia funcionários na fazenda, mas eles não conseguiram evitar a invasão. O coordenador nacional do Mast, Lino de Macedo, garantiu que não há clima de confronto entre os sem-terra e os empregados da São João. Segundo ele, a fazenda está em processo de desapropriação pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), mas ainda não foi liberada para assentamento porque o Governo do Estado não completou o pagamento da indenização.

A ocupação tem por objetivo apressar o processo que, segundo ele, vem sendo retardado pelo governo. “As famílias estão passando necessidade”, Macedo. O movimento tem aproximadamente 3 mil famílias em acampamentos espalhados por 17 municípios. A fazenda invadida possui cerca de 960 hectares e é usada para criação de gado. O proprietário entrou com pedido de reintegração de posse no Fórum de Teodoro Sampaio, mas até agora não foi expedida a liminar.