Selo de Responsabilidade Socioeducativa para o Trânsito será lançado nesta quinta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 27 de julho de 2011 as 17:57, por: cdb

 Da Redação

Será lançado nesta quinta-feira, 28 de julho, o Selo de Responsabilidade Socioeducativa para o Trânsito. A cerimônia de apresentação da iniciativa aos empresários e à comunidade ocorre a partir das 9h, na Escola de Governo, na rua Maria Perpétua, 72, 3º andar.

A iniciativa, inédita no município, tem como objetivo mobilizar as empresas a traçarem o caminho da sustentabilidade no trânsito, reconhecendo as que se preocupam com as relações harmônicas entre a sociedade, o trânsito e o meio ambiente. Para isso, busca estimulá-las a implementar, em seu cotidiano, ações de conscientização para o trânsito, a fim de diminuir os acidentes, a violência no trânsito, a emissão de gases poluentes e a gerência de resíduos.

Podem se candidatar pessoas jurídicas de todos os portes, localizadas na região da Zona da Mata Mineira, com mais de um ano de funcionamento. As empresas deverão realizar ações socioeducativas voltadas à melhoria no trânsito no período de julho de 2011 a julho de 2012. As candidatas devem, necessariamente, estar regularizadas e praticar a responsabilidade socioeducativa para o trânsito interna e externamente (Confira o regulamento).

Inscrição

As inscrições poderão ser realizadas entre 29 de julho e 12 de agosto de 2011, no site da Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros (Astransp). O formulário preenchido e impresso deverá ser entregue, junto com os documentos obrigatórios, na sede da Astransp, na rua Espírito Santo, 296, Centro, ou enviados por fax ou pelos Correios. Ao todo, 50 vagas serão disponibilizadas aos interessados.

Após o envio do formulário devidamente preenchido e da documentação da empresa dentro do prazo, as empresas terão até 31 de agosto de 2011 para enviar à Astransp uma cópia do Roteiro de Projetos a ser desenvolvido no período de dez meses. Vale lembrar que esse relatório será uma previsão das ações a serem desenvolvidas e que poderá sofrer alterações.

Idoso de 83 anos perde mais de R$ 1 mil em golpe na rua HalfeldBancos de JF serão obrigados a instalar dispositivos de segurança em todos os acessos destinados ao públicoHomem é preso tentando roubar picanha em supermercado no CentroAvaliação

Já as avaliações acontecerão de outubro de 2011 a julho de 2012, período em que as empresas deverão encaminhar relatórios mensais, comprovando as ações desenvolvidas. As empresas participantes também serão avaliadas por meio de visitas previamente agendadas, que serão definidas através de sorteios realizados pela comissão de avaliação do selo. Ao final de dez meses serão somadas as pontuações mensais com o intuito de selecionar aquelas empresas que estão aptas a receber o Selo de Responsabilidade Socioeducativa para o Trânsito.

As empresas que atingirem pontuação total compreendida entre cem e 76 pontos receberão o selo Ouro. Já as empresas que atingirem pontuação total compreendida entre 75 e 51 pontos receberão o selo Prata, enquanto aquelas que atingirem pontuação igual a 50 pontos receberão o selo Bronze.