Seis jornalistas franceses são barrados no aeroporto de Los Angeles

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 22 de maio de 2003 as 04:13, por: cdb

Jornalistas franceses foram algemados, revistados e presos em uma sala de aeroporto antes de serem expulsos dos Estados Unidos por terem desembarcado em Los Angeles sem a documentação necessária, informou nesta quarta-feira a entidade Repórteres sem Fronteiras.

Uma fonte do Departamento de Imigração dos Estados Unidos confirmou o incidente com os jornalistas, que chegaram em dois grupos, nos dias 10 e 11 de maio.

Em uma carta ao embaixador americano na França, a Repórteres sem Fronteiras exigiu uma investigação sobre o tratamento “arbitrário, se não discriminatório”, aos jornalistas.

– Eles foram tratados como criminosos – submetidos a revistas, algemados, trancafiados e obrigados a deixar impressões digitais – escreveu o secretário-geral da entidade, Robert Menard, ao embaixador Howard Leach.

Um funcionário do Departamento de Imigração negou veementemente que o grupo tenha sido discriminado por ser da França, país que se opôs com firmeza à recente ação militar dos Estados Unidos no Iraque.