Seguro-safra 2004 será lançado no Ceará nesta segunda-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 1 de dezembro de 2003 as 11:53, por: cdb

O governador do Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB), e o secretário da Agricultura e Pecuária, Carlos Matos, lançam, nesta segunda de  manhã, o Seguro-safra 2004 e o Plano de Safra Estadual para o próximo ano. A solenidade acontece no auditório do Palácio Iracema (sede do Governo), incluirá também com a apresentação dos gerentes dos 18 agropolos do Estado aos prefeitos dos 184 municípios cearenses.
    

Participam da cerimônia o delegado Federal da Agricultura no Ceará, Cézar Rocha, e o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará, José Ramos Torres de Melo. Para 2004, o Seguro-safra – criado no Ceará e implementado em todo o Nordeste após a promulgação da lei federal nº 10.420, de 10 de abril de 2002 – vai garantir uma compensação de R$ 550 aos agricultores que perderem 50% ou mais das lavouras de milho, feijão, arroz, mandioca ou algodão por conta da estiagem.
    

A expectativa é de que cerca de 183 mil agricultores, de 95 municípios cearenses, possam participar do programa. Para isso, o Governo está realizando campanhas junto às prefeituras municipais, já que as inscrições começam no dia 8 de dezembro, nas cidades da região do Cariri, Ibiapaba e do maciço de Baturité.

– Para o ano que vem, não há prognóstico de seca, mas é importante que haja uma conscientização de que o Seguro-Safra é importante porque ele reduz os riscos e dá respaldo para o agricultor plantar- afirma o supervisor de núcleo do Seguro-Safra da Seagri, José Arimatéa Gonçalves.