Segundo Palestina, Israel tem 448 menores presos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 21 de novembro de 2003 as 01:18, por: cdb

O Ministério da ANP para Assuntos de Presos Políticos anunciou nesta sexta-feira que o Exército israelense mantém 488 menores de idade palestinos em prisões e centros de detenção militares. Em comunicado divulgado por ocasião do Dia Internacional da Infância, o órgão diz que 34 desses jovens teriam necessidade de assistência médica e outros 31 teriam sido presos sem acusações ou julgamento.

Na luta contra a ocupação israelense, os menores palestinos muitas vezes formam a linha de frente do confronto com os soldados, incluindo crianças de 10 a 15 anos. O documento afirma que o Exército israelense aumentou suas campanhas de detenção entre a população palestina menor de 18 anos e destaca que o número de presos por Israel de julho a novembro desse ano aumentou 62%.

Além disso, denuncia que as Forças Armadas de Israel detiveram mais de 2 mil palestinos menores de idade desde o início da ‘Intifada de Al-Aksa’, em setembro de 2000.

O Ministério acrescenta que em algumas ocasiões os jovens prisioneiros sofreram nas prisões israelenses discriminação e torturas, em violação do direito internacional.