Segunda edição da Tenda da Cidadania – 2012 chega ao Distrito de Calama

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2012 as 15:48, por: cdb

Tweet   Mais uma vez o distrito de Calama, recebeu as ações do projeto Tenda da Cidadania, realizado pela prefeitura de Porto Velho, no domingo 11/03. Mesmo com uma manhã chuvosa, as famílias do distrito compareceram em busca dos serviços ofertados. Assim como aconteceu no distrito de Demarcação, no sábado, 10/03, a idealizadora do projeto, a primeira-dama Lucilene Peixoto, esteve durante toda a manhã acompanhando a movimentação da população e do desenvolvimento das atividades.

   Em seu discurso ela agradeceu todas as secretarias, parceiros e colaboradores e falou da satisfação em realizar mais uma edição do projeto em Calama. “A Tenda da Cidadania é hoje apenas uma das dezenas de ações que a prefeitura vem realizando neste distrito. São construção de calçadas, de escola, unidade de saúde e outros benefícios. É uma região que tem crescido bastante e que a prefeitura tem tido uma atenção especial. Já quando realizamos a tenda, sentimos que estamos contribuindo de maneira fundamental para que estas famílias que vivem tão distante do centro urbano de Porto Velho tenham oportunidade de serem atendidas com serviços essenciais. Além disso, temos garantido que as pessoas tenham uma ocupação profissional, através dos cursos e oficinas que oferecemos. E temos visto os frutos deste projeto. Onde levamos a Tenda, as pessoas tem garantido sua renda e melhorado de vida. E este é o objetivo, levar mais cidadania a todos em todos os lugares desta cidade”, disse Lucilene.

    O administrador do distrito de Calama, Antônio de Castro, agradeceu a prefeitura por mais uma edição do projeto e pelos demais realizados na região. “Esta administração tem feito de Calama um local melhor de se viver. E queremos agradecer pelo apoio e por esta iniciativa que tem trazido cada vez mais benefícios para nossas famílias. Além disso, este projeto é a maior prova que a prefeitura está em todos os lugares”, disse.

 O diretor do Núcleo de Educação, Vagnete Chaves, agradeceu também o esforço da prefeitura em prol da educação. “Nossa escola do distrito foi ampliada e reformada, temos professores e os projetos estão acontecendo, queremos agradecer e pedir que esta administração esteja conosco, lutando lado a lado para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino”, disse.

Participação

   A Tenda da Cidadania levou aos moradores do distrito e das linhas do entorno serviços de cópias de documentos, emissão de carteira de trabalho, prestação de informações e cadastramento de programas sociais como o Bolsa Família, serviços de manicure, corte de cabelo, penteados e confecção de flores.

   A Semusa levou orientação bucal e de doenças sexualmente transmissíveis e a Semes realizou atividades recreativas e de lazer. A coordenadoria da Juventude reuniu a criançada e mostrou como se faz a produção de vídeos e ainda a oficina de danças, distribuição de mudas e orientação jurídica.

   As atividades iniciaram logo cedo e Maria Nilza aproveitou para cortar o cabelo. “Fiquei sabendo que mais uma vez a Tenda ia acontecer e vim logo cedo. Cortei o cabelo e ainda pequei mudas de Ipês”, disse feliz.

   O pequeno Joabe Santos aproveitou todas as atividades e saiu feliz de mais uma Tenda. “Na outra Tenda eu aprendi alguns passos do Hip Hop e desta vez também. Foi bem legal”, disse. Os colaboradores Waneska Farias e Clayton Souza foram os responsáveis pelo serviço de orientação jurídica. “Me sinto satisfeita em poder contribuir com este belo projeto que tanto beneficia as comunidades mais afastadas” disse Waneska. “É uma forma de mostrar e tirar dúvidas sobre os direitos que estas pessoas possuem e que elas não tem conhecimento”, disse Clayton.

   A presença de representantes do Estado foi citada pela primeira-dama que agradeceu pela oferta do serviço de emissão de documentos. Lucilene ressaltou ainda a participação de profissionais da saúde que participam da Operação Aciso e que através do Barco Hospital da Semusa em parceria com o Estado, estarão realizando atendimentos médicos até o dia 20/03.

Por: Meiry SantosFotos: MedeirosPróximo &gt