Sede do Bope será transferida para o Complexo da Maré

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 3 de maio de 2010 as 13:16, por: cdb

A sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tropa de elite da Polícia Militar, será transferida de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, para o Complexo da Maré, em Ramos, na Zona Norte da cidade.

Segundo o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o local foi escolhido por sua posição estratégica. “O Bope terá um lugar adequado para o treinamento e ficará próximo a vias expressas e áreas que precisam de mais atenção”, explicou o secretário, acrescentando que a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), tropa de elite da Polícia Civil, também deverá ganhar uma nova sede.

Nesta terça-feira, o governador Sérgio Cabral vai acertar com o Comando Militar do Leste, unidade do Exército Brasileiro sediada no Rio, a compra do terreno que abrigava o 24º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) para alojar o Bope. O lugar onde a tropa ocupa hoje será a sede do Comando das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

De acordo com o comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, a nova sede tem uma área maior que a atual, o que permitirá uma concentração de treinamentos num mesmo local. Atualmente, muitas atividades são executadas fora da sede de Laranjeiras.

“Haverá espaço, por exemplo, para colocarmos um vagão de trem ou de metrô para treinamentos, evitando o deslocamento a uma garagem da Supervia ou do Metrô Rio. Portando, haverá menos despesas com logística”, detalhou Moraes.