Secretário de Saúde libera água em três municípios

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 11 de abril de 2003 as 22:52, por: cdb

O secretário de Estado de Saúde, Gilson Cantarino, liberou na noite desta sexta-feira a distribuição da água para consumo humano, nos municípios de Campos, São Fidelis e Aperibé, atingidos pelo acidente ambiental provocado pelo vazamento de 1,2 bilhão de litros de produtos químicos provenientes da Indústria Cataguazes de Papel, em Minas Gerais.

Cantarino tomou a decisão com base nos resultados dos últimos laudos da análise laboratorial referentes às amostras de água tratada, coletadas entre quinta e sexta-feira na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Concessionária Águas do Paraíba, e da Cedae, em Campos. Os laudos mostraram que o material coletado estava dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria 1469/2000 do Ministério da Saúde.

O secretário determinou que a Concessionária Águas do Paraíba e Cedae realizem diariamente, durante sete dias, a coleta de água tratada no reservatório de distribuição para controle da água. O acidente ambiental ocorreu no final de março. Os primeiros municípios atingidos foram Campos, São Fidelis, Aperibé, Santo Antônio de Pádua e Cambuci.