Secretarias Municipais se unem para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 08:24, por: cdb

A prefeitura de Magé irá promover a ação social “A mulher e a Sustentabilidade”, tema escolhido pela Secretaria Nacional das Políticas para as Mulheres a ser trabalhado este ano. O evento será realizado na quinta-feira, 8 de março, na praça Dr. Nilo Peçanha, de 9h às 17h em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Entre as atividades que serão realizadas estão apresentação de música, atrações culturais, recreação infantil, oficina de artesanato, tenda da beleza, esclarecimento sobre saúde feminina, informações sobre endometriose, câncer de mama e câncer de útero. A população poderá também aferir a pressão arterial, a taxa de glicemia e participar do sorteio de brindes.

Para a realização deste dia voltado para as mulheres uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Trabalho e Renda, Agricultura, Serviço Público e Governo mobilizará dezenas de profissionais que oferecerão os serviços.

História

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, na cidade de Nova Iorque, fizeram uma greve onde reivindicaram por melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência, todas as mulheres que participaram do ato foram trancadas e incendiadas. Aproximadamente 130 tecelãs morrem carbonizadas.

No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que a data da greve passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as operárias que morreram na fábrica em 1857. Somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Próximo >