Secretaria de Saúde intensifica ações para atualizar cartão vacinal de crianças menores de cinco anos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 11:56, por: cdb

JUIZ DE FORA – 28/2/2012 – 14:50

Secretaria de Saúde intensifica ações para atualizar cartão vacinal de crianças menores de cinco anos

Com o objetivo de colocar em dia o cartão vacinal das crianças menores de cinco anos, a Secretaria de Saúde vai intensificar a vacinação de forma estratégica em todo o município. Os trabalhos iniciam-se nesta terça-feira, 28, por meio de contatos com creches e pré-escolas da região central da cidade e a estruturação de oito pontos de imunização, neste sábado, 3 de março, das 8h às 13h. Além disso, a intensificação da vacinação acontecerá em todas as 59 unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), na próxima semana, entre os dias 5 e 9 de março, por meio da verificação da caderneta de vacina da criança pelos agentes comunitários de Saúde (ACS), durante as visitas em domicílio.

Veja os locais onde as doses do calendário básico infantil vão estar disponíveis neste sábado, 3:

1 – Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Rua Alberto Vieira Lima 50, Bairu;

2 – Bairro Caiçaras – Escola Municipal Augusto Gotardelo;

3 – Bairro Cruzeiro do Sul – Carrefour;

4 – Bairro Fábrica – Escola Estadual Professor Quesnel – Rua Bernardo Mascarenhas 1.045;

5 – Vila Fortaleza – busca ativa nas regiões do Yung e Vale dos Peões;

6 – Centro Cultural de Benfica (Rua Tomé de Souza 200);

7 – Uaps Centro Sul – Avenida Barão do Rio Branco 3.132;

8 – Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA) – Rua Espírito Santo 1.023.

Para início dos trabalhos, as creches e pré-escolas da região central da cidade serão comunicadas durante esta semana para que pais e responsáveis sejam informados quanto à autorização para a administração das doses, caso haja alguma vacina em atraso. “A ideia é realizar a busca ativa nas áreas descobertas pela Atenção Primária à Saúde (APS) e naquelas regiões onde se verifica necessária a intervenção, garantindo, assim, melhor cobertura vacinal”, explica a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), Marcilene Costa. Segundo ela, uma reunião com os enfermeiros das Uaps está marcada para esta quinta-feira, 1º de março, com intuito de orientação às equipes quanto à realização de busca ativa nas creches em suas regiões de abrangência.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Marilene Fabri, a cobertura vacinal satisfatória no município é uma das ações que garantem a redução da mortalidade infantil. Ela enfatiza que as medidas estão sendo empregadas de modo a garantir o acesso, operacionalizar e avaliar a vigilância da vacinação segura. “A ideia é criar uma cultura juiz-forana, sensibilizando a população quanto à necessidade do cumprimento do calendário básico de vacinação, com ênfase para a criança menor de um ano de idade. É importante que a criança esteja com o cartão em dia e complemente o esquema vacinal com as doses de campanha”, enfatiza Marilene. Veja o calendário básico de vacinação para crianças menores de cinco anos em anexo.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.

Veja o anexo

SECRETARIA DE SAÚDE