Secretaria de Saúde de Meriti promove ação na Praça dos Três Poderes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 04:20, por: cdb

Subsecretaria de Imprensa

Secretaria de Saúde de Meriti promove ação na Praça dos Três Poderes

A Secretaria de Saúde de São João de Meriti montou uma grande ação de Saúde em apoio ao serviço de Tomografia Computadorizada Móvel (TCM) da Secretaria Estadual de Saúde, que ficará na Praça dos Três Poderes até o dia 5 de maio. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 15h.
Foram instaladas no local tendas e unidades móveis que oferecem consultas em clínica Médica e Pediatria; atendimento odontológico; coleta de Preventivo do câncer de útero; coleta de sangue para exames laboratoriais (hemograma completo, glicose, etc); coleta de Preventivo de câncer de próstata; verificação de pressão arterial e teste para diagnóstico de diabetes.
Tomógrafo Móvel – O equipamento será um reforço para a Secretaria Municipal de Saúde atender à enorme demanda desse tipo de exame a moradores locais e a municípios vizinhos e deverá desafogar o atendimento no Centro de Diagnóstico por Imagem da cidade, único na Baixada a oferecer todos os exames de diagnóstico por imagem. Hoje, cerca de 40% dos exames realizados em Meriti são de pacientes de outros municípios.
Para agendar o exame, o paciente deve entregar o pedido médico à secretaria municipal de Saúde de sua cidade, que encaminhará uma planilha com as demandas para o serviço da SES. Ele então será informado sobre a data, hora e local do procedimento. Caso seja necessário, a SES disponibiliza vans para buscar pacientes nas cidades próximas, que também poderão realizar os exames em Meriti.
Instalado em uma carreta especial, o equipamento pode realizar 70 exame, com duração de 30 segundos cada um, permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O Tomógrafo Computadorizado Móvel é operado por médicos radiologistas e o resultado dos exames serão entregues à Prefeitura.

Publicado em: 18/04/2012