Seca põe sete Estados em alerta

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 8 de setembro de 2004 as 09:41, por: cdb

A Secretaria Nacional de Defesa Civil lançou um alerta para o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo devido ao clima seco.

A situação é típica dos dias mais quentes de inverno, como o de ontem, quando os termômetros marcaram 40ºC em Porto Alegre e 32,8ºC em São Paulo. A massa de ar seco que cobre principalmente o Centro e do Sudeste do país.

Nesta quarta-feira, São Paulo deve ter mais um dia de calor. A temperatura máxima na capital poderá atingir 32ºC. Na capital paulista, a baixa umidade do ar e a poluição atrapalham a respiração, principalmente das crianças que sofrem de asma ou pneumonia. Médico recomendam um maior consumo de líquidos pelas crianças, como água e sucos.

Em Goiás há queimadas em dois parques, pelo menos. Em Cuiabá, Mato Grosso, a baixa umidade do ar, de 12%, impediu a participação de crianças no desfile da Independência do Brasil.

No feriado, Dia da Independência, o calor atípico marcou o feriado em várias regiões do País. São Paulo apresentou a maior temperatura do ano, com 32,8ºC. Em Porto Alegre, o calor de 40ºC deste final de inverno lotou as praias da zona sul da cidade, na orla do Guaíba, e impulsionou o movimento em direção ao litoral gaúcho.

No entanto, uma frente fria derrubará a temperatura no Sul até o final de semana, o que também deverá mudar o tempo no Sudeste. Nesta segunda-feira, o dia amanheceu nublado em Porto Alegre. Há previsão de chuva. Amanhã deve fazer 20°C, mas para sábado, a previsão do tempo indica temperatura de 14°C.