Schwarzenegger perde a liderança na Califórnia, mostra pesquisa

Arquivado em:
Publicado Terça, 09 de Setembro de 2003 às 16:38, por: CdB

O hispânico Cruz Bustamante obteve uma vantagem de cinco pontos percentuais sobre o ator Arnold Schwarzenegger, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça, que indica ainda que 55% dos californianos planejam votar pela destituição do governador Gray Davis no dia 7 de outubro.
A um mês de sua realização, dois candidatos se destacam como claros favoritos neste histórico plebiscito: o vice-governador do estado, o latino Bustamante, que conta com 30% da intenção de voto, e o ator republicano Schwarzenegger, com 25%.

No entanto, o anúncio surpreendente, feito na manhã desta terça-feira, de que o candidato republicano Peter Ueberroth (5% da intenção de voto) planeja retirar-se da disputa poderia transtornar estas porcentagens e dar pontos adicionais a Schwarzenegger.

A pesquisa, realizada pelo instituto independente Field Poll, situa em terceiro lugar o conservador Tom McClintock, com 13% dos votos. Depois de Ueberroth estão a colunista independente Arianna Huffington, com 3%, e o candidato do Partido Verde Peter Camejo, com 2%.

A pesquisa mostra ainda que a oposição a Davis diminuiu ligeiramente em relação à pesquisa anterior, de agosto, passando de 58% para 55%, embora esta diferença se situe dentro da margem de erro do estudo (de 4,5 pontos).

Por outro lado, a pesquisa da Field Poll também mostra que se McClintock se retirasse da corrida, algo improvável, já que o senador disse várias vezes que não pretende abandonar, Schwarzenegger seria o favorito, com 33% da intenção de voto, seguido de Bustamante com 31%.

Segundo Mark DiCamillo, diretor da Field Poll, a diferença entre os dois principais candidatos está no eleitorado feminino, que claramente favorece Bustamante (35% das mulheres planejam votar no vice-governador, contra 22% que apostam no ator).

A antipatia que muitas mulheres sentem pelo ator se deve ao amplo repertório de comentários machistas que o fisiculturista costuma desfiar.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo